Com diversas atividades e programação vasta, ABRALIC 2023 acontecerá na UFBA de 10 a 14 de Julho

Dentre as atrações, editora lançará livro em homenagem ao vencedor do Prêmio Camões de 2022, o escritor mineiro Silviano Santiago que há 30 anos já presidiu a ABRALIC

Divulgação

Considerado um dos maiores eventos de literatura da América Latina, idealizada em 1985 em evento na Europa no XI Congresso da Associação Internacional de Literatura Comparada em Paris, a ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada foi fundada em 1986 no I Seminário Latino-americano de Literatura Comparada – sediado em Porto Alegre – na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Nesses quase 40 anos de atividades, estudantes acadêmicos(as), ícones da pesquisa, docência e produção literária estiveram nos congressos apresentando seus trabalhos e difundindo a pesquisa. Ocuparam a presidência da Associação sendo alguns deles(as): Antônio Candido, Tânia Franco Carvalhal, Eneida Maria de Souza que antecedeu a presidência de Silviano Santiago que é professor, pesquisador, escritor e estudioso de Literatura Comparada, vencedor do Prêmio Camões[1] um dos prêmios mais importantes da literatura em língua portuguesa, concedido pelos governos do Brasil e Portugal. Atualmente, a ABRALIC é presidida pela professora doutora Rachel Esteves Lima docente na UFBA.

Das diversas láureas conquistadas, Silviano Santigado recebeu em 2013 o afamado Prêmio Machado de Assis, concedido pela ABL – Academia Brasileira de Letras pelo conjunto da obra. Em 2015 venceu o Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa, tendo também recebido os prêmios: Ezequiel Martínez Estrada, conferido pela prestigiada Casa de las Américas e três Prêmios Jabutis, em 1982, 1993 e em 2017, prêmio considerado o Oscar da Literatura Brasileira. Em 2020 Silviano Santigado foi agraciado com o maior prêmio concedido pelos países lusófonos, ou seja, federações que falam oficialmente a língua portuguesa. Prestes a completar 87 anos de idade, Santiago já participou de diversos eventos e atividades internacionais e, recentemente, foi empossado em 24 de março deste corrente ano, como titular da cadeira de número 13, imortal tem sido eleito na sucessão do embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima.

Dos diversos trabalhos já celebrados, é de autoria e organização do escritor e também professor doutor Edgar Cézar Nolasco, docente titular na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a obra que homenageará o distinto autor mineiro pelo conjunto da obra e, sobretudo, pela contribuição à fortuna crítica brasileira em seu vastíssimo portifólio literário com destaque à literatura comparada. O professor sul-mato-grossense Edgar Cézar Nolasco compõe a atual diretoria da ABRALIC no cargo de suplência e desenvolve através do NECC – Núcleo de Estudos Culturais Comparados na UFMS, pesquisas dos desdobramentos da literatura na América Latina por meio das perspectivas e teorizações pós-coloniais e descoloniais.

Professor Doutor Edgar Cézar Nolasco (Arquivo Pessoal)

Nolasco é autor de mais de 20 livros e 200 artigos científicos publicados, dentre suas obras, Não Tenhas Medo da Dor foi finalista do prêmio Jabuti em 2002 na categoria romance. Na ABRALIC 2023, o professor e pesquisador da literatura comparada coordenará um dos eixos de trabalhos juntamente com outros dois pesquisadores e também docentes: professor doutor Fábio do Vale (FACULDADE INSTED/MS) e o professor doutor Luiz Lopes (CEFET/MG) ambos os autores de capítulos do livro que homenageará o celebrado escritor Silviano Santiago.

Das diversas novidades e pesquisadores participantes da obra que será lançada o próprio escritor Silviano Santiago – homenageado – natural da cidade de Formiga/MG, contribuiu com a obra intitulada SILVIANO SANTIAGO grafias-de-vida (Editora Pontes) com o seu discurso de Posse proferido no ato do seu ingresso na Academia Mineira de Letras. A obra traz a criticidade dos trabalhos desenvolvidos pelo autor mineiro em sua trajetória literária, bem como, as contribuições à fortuna crítica dos valores disseminados através da cultura literária como preconizado pelos estudiosos da contemporaneidade como um dos maiores nomes da literatura latino-americana em atividade.

A contribuição de Silviano Santigado é chancelada pelos maiores nomes da crítica da América Latina e países lusófonos: “O intelectual Silviano Santiago tem se tornado, sobretudo por meio de sua vasta obra, um dos intelectuais brasileiros de maior relevância tanto no Brasil, como na América Latina, de modo específico pelas abordagens culturais que se tornaram recorrentes no bojo de suas reflexões, quer seja por meio da teoria, da crítica cultural ou mesmo da ficção. Diante desse cenário, tem crescido o interesse por sua obra, bem como em torno de sua persona, seja por parte de amigos intelectuais, pesquisadores de pós-graduação, ou mesmo estudiosos de sua vasta obra. Este livro teve este propósito: arrolar parte do que se vem pensando, discutindo e escrevendo sobre Silviano neste momento histórico-político do país que, sem dúvida, não foi nos últimos anos um dos melhores para ninguém. Todavia, ou por isso mesmo, não deixamos de pensar, de ler e de escrever, como forma, inclusive, de combater o mal. Fica aqui registrado meu agradecimento a cada um dos autores deste livro e, de modo mais do que especial, a Silviano Santiago que nos tem contribuído para o bem-pensar, ou o pensar na diferença”, afirma o organizador da obra, professor doutor Edgar Cézar Nolasco. E para solenidade da ABRALIC 2023, Silviano Santiago confirmou a sua participação e a obra poderá ser adquirida via editora no local.

Fonte: autor-organizador

A programação completa da ABRALIC 2023 pode ser acessado no link a seguir: https://www.abralic.org.br/

Participe!

[1] Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2022/10/24/silviano-santiago-vence-premio-camoes-2022.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo