Cachorro-quente: da produção tradicional as novas experiências gastronômicas

Tradicional, vegano ou diferentão, qual seu preferido

Foto: Divulgação

O surgimento do tradicional cachorro-quente apresenta diversas teorias. Entre as mais conhecidas estão a de um açougueiro alemão que deu nome a salsicha em homenagem ao seu cachorro da raça Dachshund. Outra versão é do também alemão Charles Feltman, que levou a salsicha para os Estados Unidos, supostamente no dia 9 de setembro de 1884, e criou um sanduíche, adicionando pão e molhos. No Brasil, a novidade chegou por meio do empresário Francisco Serrador, que ofereceu o alimento em seus cinemas, em 1926.

Todas as crenças e histórias que envolvem o cachorro-quente inspiraram os brasileiros a adaptarem novas versões, com diversos ingredientes e tamanhos, além de criarem competições para disputar quem come mais e apostarem em concursos para obterem novas receitas. Além do cachorro-quente simples, também existem experiências gastronômicas gourmetizadas, preparadas no forno, feitos com picanha, bacon, calabresa, mignon, coração, salame e frango, além de opções vegetarianas, veganas, fritas e com molhos coloridos e batidos no liquidificador para atrair especialmente as crianças.

Foto: Divulgação

Para te ajudar a planejar o cardápio deste fim de semana, o Fort Atacadista separou três receitas especiais. Confira:

Cachorro-quente de Picanha

Uma receita para dar água na boca é o cachorro-quente de picanha. Para prepará-lo basta separar 250g de picanha, 50g de bacon, alho picado a gosto, uma colher de chá de gengibre ralado, um tomate, uma cebola picada, queijo ralado a gosto e pão. Corte a picanha em tiras e temperá-la da maneira que desejar. Deixe a carne descansar de 10 a 15 minutos. Em seguida adicione manteiga na panela e aqueça em fogo baixo. Adicione a picanha, o bacon e o alho. Deixe fritar. Corte e acrescente o tomate, a cebola e o gengibre. Monitore o tempo de aquecimento (cerca de 15 a 25 minutos). Por fim, é só montar.

Cachorro-quente Colorido

Outra opção que promete encantar as crianças é o cachorro-quente colorido. De acordo com a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani, “preparar molhos com alimentos orgânicos é uma excelente alternativa para oferecer lanches personalizados para o público infantil e estimular o paladar da criança, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras nas principais refeições”.

Nesse caso, o diferencial é o molho. O cachorro-quente pode ser preparado da forma tradicional. O legal é investir em outras opções de maionese, feitas de abacate, cenoura e beterraba. “Deixo como dica a maionese de beterraba. Para prepará-la é necessário uma ou duas beterrabas cozidas (aproximadamente 120 gramas), um limão, um ovo, mostarda, óleo e sal. Basta bater no liquidificador o ovo, as beterrabas picadas, o suco do limão e uma colher de chá de mostarda. Adicione óleo até formar o ponto da maionese. Agora é só colocar no cachorro-quente e decorar”.

Foto: Divulgação

Cachorro-quente Vegano

Já o cachorro-quente vegano é muito simples de preparar. Corte duas cenouras em rodelas para fazer a salsicha. Deixe descansar em ¼ de xícara de chá de molho shoyu e adicione um dente de alho picado, duas colheres de sopa de óleo de gergelim e temperos a gosto. Em seguida refogue as cenouras, uma cebola picada e pimentão picado na quantidade que desejar. Adicione a mesma mistura de shoyu para caramelizar. Depois adicione molho de tomate e água. Espere cozinhar e é só servir. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo