Tese do Prof. Dr. Fábio do Vale concorre ao Prêmio Nacional ABRALIC

Prof. Fábio do Vale – Foto: Acervo Pessoal

Após apreciação do colegiado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) no programa de Estudos de Linguagens (PPGEL), o professor e pesquisador Dr. Fábio do Vale, teve a sua tese de doutorado indicada para concorrer ao Prêmio ABRALIC – Associação Brasileira de Literatura Comparada, que escolherá a melhor tese de doutoramento do país. Tal indicação denota a capacidade e qualidade da pesquisa de Fábio do Vale como destaque nas vias acadêmicas em Mato Grosso do Sul.

O prêmio ABRALIC de Teses e Dissertações – “Prêmio Dirce Côrtes Riedel” – tem como objetivo reconhecer o mérito de trabalhos acadêmicos de estudos literários e será concedido nos anos em que se realizarem os congressos internacionais da associação. Cada programa de pós-graduação do país pode inscrever 1 (uma) tese e 1 (uma) dissertação, selecionada(s) entre os trabalhos defendidos no seu âmbito em qualquer área ou especialidade dos estudos literários, durante os 24 meses anteriores ao ano do concurso, correspondentes ao período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022.

Com cerca de 300 páginas, defendida e aprovada em 2021 na UFMS, a tese do Prof. Fábio do Vale traz a força da pesquisa acadêmica na América Latina, a valoração das teorizações locais e, sobretudo, como tem sido crescente a contribuição epistemológica e investigativa da crítica latino-americana. Na tríade científica: autores, teorizadores e obras, foram basilares para discussão e a desenvoltura conceitual acerca da criticidade comparatista na literatura e nas demais linguagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo