Os benefícios do Pilates na saúde das articulações e prevenção de lesões

Fisioterapeuta destaca os benefícios do método para fortalecer articulações e aliviar dores

Fotos: Divulgação

Com a agitação do mundo atual, muitas pessoas sofrem com dores articulares e lesões decorrentes de atividades físicas intensas ou do envelhecimento natural do corpo. No entanto, o Pilates é uma abordagem eficiente e segura que promove a melhora na saúde das articulações e previne lesões.

O Pilates é um método global e dinâmico que fortalece a musculatura, alivia dores e melhora a rigidez articular. A fisioterapeuta Josi Araujo, da Pure Pilates, destaca que esse método é considerado seguro, eficaz e de baixo impacto, tornando-se uma opção ideal para pessoas com lesões articulares crônicas.

O Pilates trabalha para fortalecer a musculatura, proporcionando alívio da dor e melhora da rigidez articular. Com o tempo, as articulações naturalmente tendem a desgastar, o que pode resultar em dores e inflamações. O método exige uma boa coordenação, além de estabilidade e preparação para a sobrecarga que esses movimentos repetitivos proporcionam. Dessa forma, promove controle respiratório, alinhamento postural e reequilíbrio muscular“, explica a fisioterapeuta.

O método também é recomendado para pessoas com problemas articulares pré-existentes. “O Pilates trabalha o corpo de forma global, melhorando não apenas a força, mas também a flexibilidade e o alívio das dores. É extremamente recomendado para pessoas com problemas articulares, pois os exercícios de mobilidade aumentam a amplitude de movimento das articulações, reduzindo a rigidez e a sobrecarga sobre tendões e ligamentos“, ressalta a fisioterapeuta.

Uma das grandes vantagens do Pilates é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades. Desde crianças, a partir dos 7 anos, até idosos que buscam manter a qualidade de vida, todos podem se beneficiar desse método. “O Pilates é para todos. Ele é adaptável às necessidades individuais de cada pessoa, trabalhando de forma personalizada para alcançar os objetivos de cada aluno“, afirma a professora.

Quanto às contraindicações para quem tem problemas articulares e deseja praticar Pilates, a fisioterapeuta destaca que não há contraindicações absolutas. No entanto, é necessário ter cautela na aplicação de determinados movimentos, levando em consideração as particularidades de cada indivíduo.

Quais são os exercícios de Pilates mais indicados para fortalecer as articulações?

Existem uma infinidade de exercícios que podem ser aplicados para o fortalecimento muscular a fim de melhor os desgastes e sobrecargas articulares. Elencamos os principais abaixo:

Quando se trata de fortalecer as articulações por meio do Pilates, existe uma ampla gama de exercícios que podem ser altamente benéficos. Esses exercícios têm o propósito de fortalecer os músculos para melhorar o suporte às articulações, minimizando desgastes e sobrecargas indesejadas.

Exercício 1 – Side Kicks: Front And Back (Chute Lateral Para Cima E Para Baixo)

Objetivo – Fortalecer glúteo médio e mínimo, fibras superiores e laterais do glúteo máximo, tensor da fáscia lata e sartório. Alongar adutores.

Conduta – Deitado de lado em linha reta, braço de baixo flexionado sob a cabeça, mantenha a perna de baixo estendida e apoiada no solo e a perna de cima alinhada com o quadril.

 

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Exercício 2 – Swimming

Objetivo – Fortalecer paravertebrais, deltóide anterior e médio e glúteo máximo.

Conduta – Deitado em prono, braços estendidos acima da cabeça e pernas estendidas.

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Exercício 3 – Rolo – Agachamento A Fundo

Objetivos – Fortalecer quadríceps, isquiotibiais e glúteos.

Conduta – Em pé, um pé apoiado no rolo e o outro em frente. Empurra o rolo para trás, até chegar a posição de 90 do joelho que está na frente, depois retorne para a posição inicial lentamente.

 

Fotos: Divulgação

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo