Lideranças rurais prestigiam abertura da 28ª Expobai

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A abertura da 28ª Expobai – Exposição Agropecuária de Amambai foi marcada pela emoção e pelo reconhecimento da união do setor produtivo. O evento foi realizado nessa quarta-feira (07), no parque de exposições do município, com a participação de mais de cem pessoas, entre lideranças políticas e rurais, produtores e profissionais da área.

Para o presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a Expobai já é um evento tradicional e esperado pelos produtores rurais por trazer novidades tecnológicas ao setor. “Este evento é de extrema relevância para a pujança do agro, que é a base da economia local. O Sindicato Rural de Amambai, juntamente com o Senar/MS – Serviço de Aprendizagem Rural, capacitou ao longo deste ano aproximadamente mil pessoas”.

O hino nacional foi cantado pelas crianças de uma entidade filantrópica do município. Em seu discurso, Saito ressaltou a importância da participação do público infantil em eventos comemorativos, como a Expobai. “Quando vejo crianças entoando o hino, eu vejo a esperança. É sinal de cidadania. Nós dependemos dessas crianças, e isso nos traz uma grande responsabilidade”.

O presidente do sindicato rural, Ronan Nunes da Silva, falou sobre os desafios do setor, como a condição climática. Além disso, ressaltou a importância do alinhamento institucional. “O sindicato não para nunca! Não tem como fazer tudo de uma vez só. Mas hoje, por exemplo, vemos a construção de pontes de concreto, que mostram resultados”, salientou.

Segundo o secretário-adjunto de Estado da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar – SEPAF, Jerônimo Alves Chaves, o sucesso do evento é mérito da atuação dos produtores. “O trabalho realizado pelos produtores de Amambai, independente do porte, inclusive os agricultores familiares, garante o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Do mesmo modo, o prefeito municipal, Sérgio Barbosa, ressaltou o papel empreendedor do produtor rural amambaiense. “A agropecuária cresce com qualidade e sustentabilidade, com produtores eficientes e eficazes”.

O presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto, ex-presidente do sindicato, reforçou que o evento oportuniza o desenvolvimento rural por trazer informações e tecnologia para produtores do município e da região. “Destaco a união e a dedicação de cada membro da diretoria do sindicato da qual eu faço parte. Eventos como a Expobai fazem a diferença e são a ligação entre o campo e a cidade”.

Além das lideranças já citadas, também estiveram presentes o diretor executivo do Sistema Famasul, Lucas Galvan; os presidentes dos sindicatos rurais: Antonio Uberto Maran, de Caarapó; Edy Elaine Tarrafel, de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul; André Cardinal, de Ponta Porã, entre outros representantes do setor e políticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo