Há um ano, CCR MSVia instalava os primeiros Painéis Eletrônicos na BR-163/MS

PMV instalado no km 500 em Campo Grande (MS) – Foto: Rachid Waqued

PMV instalado no km 500 em Campo Grande (MS) – Foto: Rachid Waqued

Há um ano, no segundo domingo de dezembro, a CCR MSVia instalava o primeiro Painel Eletrônico de Mensagens Variáveis, PMV, na BR-163/MS. Foi um processo que durou três meses e permitiu a instalação de uma moderna rede de comunicação composta por 18 PMVs localizados em pontos estratégicos da rodovia.

Segundo Keller Rodrigues, gestor de Interação com o Cliente da CCR MSVia, a implantação dos painéis representou um grande diferencial na operação da rodovia, aumentando a comunicação da empresa com os motoristas e, por consequência, a segurança na estrada. Eles são operados a partir do Centro de Controle Operacional, CCO, da Concessionária, localizado em Campo Grande.

“Os PMVs permitem informar em tempo real sobre interdições, desvios ou alerações de tráfego antes que os motoristas os encontrem pelo caminho, minimizando riscos de acidentes e contribuindo para que os usuários não fiquem presos em congestionamentos, por exemplo”, diz o engenheiro. “Os PMVs também são importantes canais de veiculação de mensagens de segurança de trânsito, contribuindo decisivamente para a disseminação de uma cultura de direção segura e, consequentemente, para a redução de acidentes”.

Com 8,4 m de largura, 2 m de altura e pesando cerca de 800 kg, cada, os PMVs são instalados a uma altura de 6,5 m da pista. Eles apresentam displays monocromáticos compostos por 145 placas de LED, totalizando 25.520 mil LEDs, cada, com a visualização a centenas de metros de distância.

Os PMVs permitem emitir mensagens com até 9 linhas e 53 caracteres em cada linha. O tamanho das mensagens pode variar conforme o tipo, altura e espaçamento dos caracteres, bem como do espaçamento entre as linhas. O equipamento também permite a utilização de ícones e símbolos, como placas de sinalização e logotipos.

“Um ano depois da instalação do primeiro PMV, hoje contamos com centenas de mensagens acumuladas ao longo do período em nossa biblioteca”, diz Rodrigues. “Essas mensagens já estão prontas e formatadas, o que nos permite maior agilidade nos casos em que a rapidez pode representar a diferença entre a vida e a morte”.

Localização dos Painéis Eletrônicos de Mensagens Variáveis na BR-163/MS:

Km 000+800, em Mundo Novo; Km 48 e 60, em Eldorado; Km 106, em Itaquiraí; Km 204 e 220, em Caarapó; km 245 e 282, em Dourados; km 360 e 370, em Nova Alvorada do Sul; km 465 e 500, em Campo Grande; km 520, em Jaraguari; km 580, em Bandeirantes; km 610, em São Gabriel do Oeste; km 685, em Rio Verde de Mato Grosso; km 725, em Coxim e km 843, em Sonora.

Fonte: Sato Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo