Estamos prontos para firmar acordo UE-Mercosul, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar “otimista” com a assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul, ao falar no Palácio do Planalto ao lado de seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez.

Lula e Pedro Sánchez em Brasília

Lula e Pedro Sánchez em Brasília (Foto: Ansa)

“A UE precisa desse acordo, o Mercosul precisa desse acordo. Não se trata de gostar ou não gostar, nós precisamos dar um sinal para o mundo.

Por isso estou otimista”, declarou o mandatário.

“O Brasil se preparou junto à UE, todas as dificuldades que tínhamos foram acertadas com a UE. Estamos prontos para assinar com a UE. O que acontece é que a França traz um problema com seus produtores agrícolas”, ressalvou.

“Segundo as minhas informações, não depende do voto da França para fazer o acordo. A UE tem procuração para fazer o acordo”, explicou Lula.

Lula tinha prometido assinar o pacto em 2023, quando o Brasil ocupou a presidência temporária do Mercosul, mas o acordo não foi finalizado.

Nesse sentido, ele disse: “Lamentei profundamente que o acordo não tenha sido firmado quando o presidente Sánchez era o presidente da UE e eu era o presidente do Mercosul”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo