Ducati traz ao Brasil a Panigale V4 R

São Paulo (SP) – A versão de rua da Ducati Panigale V4 R foi atualizada por completo para ser ainda mais rápida na pista e ainda mais orientada para as corridas. E pela primeira vez a Panigale V4 R 2023 ganhou uma versão numerada, mas não limitada, na haste de direção de alumínio forjada com nome e número da motocicleta.

O Brasil receberá duas unidades do modelo superesportivo, que poderá ser encomendado numa das concessionárias Ducati no Brasil até o dia 30 de outubro. O valor unitário é de R$ 690 mil.

Foto: Divulgação

Atualização

A atualização mais importante feita na Ducati Panigale V4 R foi a evolução do motor Desmosedici Stradale R, visando tornar o motor mais eficiente na configuração SBK e compatível com Euro 5, mantendo inalterado seu caráter de corrida sublinhado pela velocidade máxima do motor de 16.500 rpm em marcha VI.

O motor 2023 apresenta novas árvores de cames de entrada com válvulas mais altas levantadas em + 1 mm/+ 0,04 pol para aumentar a eficiência da respiração, as novas árvores de cames de admissão são combinadas com coletores de admissão curtos com comprimento mais curto (- 5 mm/- 0,2 pol) para explorar o novo perfil das árvores de cames, especialmente em rotações elevadas.

O Desmosedici Stradale R 2023 apresenta uma nova embreagem seca mais compacta e leve por – 811 gr/- 1,78 lb. A relação da caixa de velocidades é a mesma utilizada pelas motos SBK. O I, II e VI são mais longos para facilitar a obtenção da proporção ideal para cada tipo de curva para um melhor tempo de volta.

O garfo pressurizado Öhlins NPX tem um curso aumentado de 5 mm combinado com uma configuração de rigidez mais baixa para oferecer maior aderência em condições de baixa aderência e garantir uma entrada de curva mais intuitiva e fácil. O amortecedor traseiro Öhlins TTX36 tem uma distância entre eixos nominal mais longa (+ 4 mm/+ 0,16 pol) que, juntamente com uma posição de pivô em + 1, aumenta a altura da motocicleta traseira em + 20 mm/+ 0,8 pol. O choque apresenta uma mola de menor rigidez. Os benefícios dessas modificações na traseira são: maior agilidade na mudança de direção, melhor estabilidade na entrada em curva, mais aderência no meio da curva e melhor suporte antiagachamento. O amortecedor traseiro possui um ajustador hidráulico de pré-carga que torna mais fácil e rápido o ajuste de pré-carga.

Quanto à Panigale V4 o Power Mode tem uma nova estratégia com 4 configurações de motor: Full, High, Medium, Low. As configurações Full e Low são novas, enquanto as configurações High e Medium usam um novo algoritmo. A Panigale V4 R 2023 apresenta o mesmo pacote de melhorias de controles de pilotagem lançado para a Panigale V4, que inclui um novo software de controle de freio motor (EBC) EVO 2, uma nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS) e uma nova estratégia de controle do ventilador de refrigeração.

Foto: Divulgação

Mais Veloz

Montando o DP3 completo escape de corrida as modificações do motor mencionadas permitem atingir uma potência de 174 kW (237 cv) @ 15.500 rpm e um torque de 118 Nm (87 lb-ft) @ 12.250 rpm, enquanto o peso é reduzido em 5 kg / 11 lb.

Um óleo de desempenho desenvolvido pela Shell em colaboração com a Ducati Corse está disponível (o tempo e a disponibilidade do produto podem variar dependendo do país) para a Panigale V4 R O novo óleo de desempenho garante uma redução de 10% no atrito mecânico e leva a um aumento na potência máxima de mais 3,5 cv, que sobe para +4,5 cv no limitador. A formulação deste óleo é baseada no uso de aditivos do tipo racing, específicos para motores de alta rotação equipados com embreagem seca. Esses elementos químicos são adicionados ao óleo base em quantidades e porcentagens dedicadas para garantir o equilíbrio certo entre desempenho e proteção do motor. Com a combinação de escape de competição e óleo dedicado, a potência máxima do motor Desmosedici Stradale R atinge extraordinários 177 kW (240,5 cv) @ 15.500 rpm.

Os valores homologados (versão UE) são 160,4 kW (218 cv) @ 15.500 rpm de potência e 111,3 Nm (82 lb-ft) @ 12.000 rpm de torque.

Os pistões e bielas são novos e contam com tecnologias MotoGp e F1. As saias dos pistões são tratadas com revestimento DLC para reduzir o atrito, além disso a geometria do pistão é diferente permitindo uma redução de peso de – 5 gr/- 0,011 lb que reduz as forças de inércia que atuam sobre o pistão. O motor usa novas bielas perfuradas pelo canhão. Essas novas bielas apresentam um pequeno furo profundo perfurado ao longo de todo o comprimento da viga da haste. O objetivo é forçar o óleo pressurizado da extremidade grande para a extremidade pequena, para lubrificar ainda mais o pino do pulso e a bucha. Essa lubrificação extra causa menos atrito entre a haste e o pino do pistão, aumentando a longevidade dos internos sob as condições difíceis da corrida.

Novo Controle de Aceleração

A Panigale V4 R 2023 apresenta um novo controle de aceleração 50% mais compacto e caracterizado por jogadas livres angulares e radiais reduzidas ao mínimo. O novo comando melhora a sensação do piloto ao abrir e gerenciar o acelerador.

O painel da Panigale V4 R 2023 apresenta as mesmas melhorias da Panigale V4. O aviso de mudança de marcha é feito através de um LED verde localizado no quadro externo. O painel inclui o Track Evo Info Mode que oferece uma visão imediata das informações necessárias durante a pilotagem na pista, além disso, as intervenções de cada controle de pilotagem são exibidas separadas e visualizadas em tempo real.

A eficiência aerodinâmica da moto aumenta graças às novas carenagens inferiores com laterais e carenagens laterais projetadas para uso em corridas e estão em conformidade com os regulamentos técnicos do Campeonato SBK. As novas carenagens integram novas asas com dois elementos, a principal e a flap, mais compactas que a versão anterior com maior eficiência aerodinâmica entregando a mesma carga vertical, com menos arrasto. As novas asas são em fibra de carbono.

Ergonomia

As mudanças na ergonomia dizem respeito ao tanque de combustível e ao banco do motociclista, que foram redesenhados. O formato do tanque de combustível melhora a ergonomia das superfícies dos braços e pernas internas, proporcionando maior apoio durante a frenagem e inclinação. A nova forma permite um aumento da capacidade do tanque de combustível em + 1 l, atingindo um total de 17 l. O assento proporciona uma maior habitabilidade longitudinal que torna mais fácil para o motociclista se estabilizar em qualquer situação de pilotagem.

A Panigale V4 R 2023 é esteticamente mais competitiva graças à nova carenagem e aos novos gráficos no estilo MotoGp, com porta-matrículas em branco, sobre os quais se destaca o número “1”.

Ainda mais rápido na pista

  • Evolução da Desmosedici Stradale R │Aumento de potência (com escape de corrida) │Óleo de desempenho │Relação da caixa de velocidades SBK │Atualizações da assistência ao piloto │Melhorias no chassis, aerodinâmica, ergonomia
  • Ainda mais voltado para as corridas
  • Saia de pistão com tratamento de revestimento DLC │Novas bielas perfuradas por pistola │Embreagem seca derivada de SBK │Óleo de desempenho (verifique a disponibilidade em seu país)
  • Visual de corrida
  • Novo gráfico │Novas carenagens e novas asas

Melhorias

Novo formato do tanque de combustível

Superfícies ergonômicas aprimoradas para braços e pernas internas, proporcionando maior apoio durante a frenagem e inclinação.

Aumento da capacidade do tanque de combustível em + 1 l – 0,26 galão dos EUA (total 17 l – 4,49 galão dos EUA)

Novo assento do piloto

Flatter na parte traseira, com habitabilidade longitudinal melhorada e mais fácil para o piloto se estabilizar em qualquer situação de pilotagem

Novo software de Controle de Freio Motor (EBC) EVO2

  • Diferentes calibrações de marcha a marcha para cada um dos três níveis de freio motor selecionáveis.
  • Garante uma intervenção mais equilibrada do controlo do travão motor em qualquer fase de condução, permitindo ao piloto definir com maior precisão a melhor afinação eletrónica para qualquer pista.
  • Nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS)
  • Melhora a suavidade da troca de marchas tanto em aberturas pequenas (< 50%) quanto em aberturas completas do acelerador
  • Nova estratégia de controle do ventilador de resfriamento
  • Proporciona um melhor controle das temperaturas de operação
  • Na pista, reduz a insolação no final da sessão de voltas
  • Mais refinamentos para as estratégias Ducati Traction Control (DTC) e RbW

Incluindo no software Ducati Performance DTC EVO 3

  • Gestão da luz da chuva
  • Substituição do Modo de Condução de Rua por um Modo de Chuva especificamente concebido para utilização em superfícies molhadas

Nova faixa de modo de energia

  • Completo, Alto, Médio, Baixo
  • Full e Low são novidades
  • Alta e Média são revisadas

› Modo de energia total

  • Combinado com o Modo de Pilotagem Race A
  • Para pista apenas em condições de alta aderência
  • Permite que o motor expresse todo o seu potencial com curvas de torque sem filtros eletrônicos

› Modo de Baixa Potência

  • Combinado com o modo de equitação de rua
  • Potência limitada a 160 cv
  • Para a estrada ou para superfícies de baixa aderência

› Modos de alta e média potência

  • Novo sistema de gerenciamento de torque do motor com curvas independentes para cada uma das seis marchas
  • Garante ao motociclista o empuxo ideal ao abrir o acelerador

› Novo Modo de Informação EVO

  • Visualização imediata das informações necessárias durante a condução na pista
  • As intervenções de cada controle de pilotagem são exibidas separadamente e visualizadas em tempo real
  • O feedback em tempo real é útil para ajustar a moto de uma forma mais precisa
  • Sinal de mudança de marcha através de luz de aviso LED verde externa
  • Como na moto de corrida SBK
  • Esta solução dá um feedback ainda mais visível e preciso
  • A luz vermelha externa no lado direito continua funcionando como sinal de rotação

Aerodinâmica Revisada

› Novas saídas de ar inferiores e duto

  • Saídas de ar laterais inferiores

– Projetado principalmente para uso em corridas

– Conformidade com os regulamentos técnicos do Campeonato SBK

– melhor resfriamento (velocidade média de travessia do radiador de água aumentada em 6%)

  • Saídas de ar sob a carenagem

– executar em todas as condições de uso

  • Duto de ar inferior esquerdo

– para arrefecimento do sensor Ducati Quick Shift

– Nova configuração de asas

  • Nova configuração de asa de dois elementos (principal + flap)
  • Fabricado em fibra de carbono para Panigale V4 R
  • Benefícios

– dimensão mais compacta

– maior eficiência aerodinâmica proporcionando a mesma carga vertical, com menos arrasto

Configuração de Corrida 

  • Potência: 237 cv (174 kW) @ 15.500 rpm
  • Torque: 118 Nm (87 lb-ft) @ 12.250 rpm
  • Peso seco: 167 kg (368 lb)
  • Poder/peso seco: 1.42/0.64
  • Contribuição do óleo de desempenho: + 3,5 cv @ 15.500 rpm; + 4,5 cv @ 16.000 rpm
  • DP3 + óleo de desempenho: 177 kW (240,5 cv) @ 15.500 rpm

Eletrônica

Novos recursos de 2023: comando de aceleração derivada de corrida, nova estratégia de modo de alta e média potência, software EVO 2 de controle de freio motor (EBC), nova estratégia Ducati Quick Shift (DQS), modo de informação EVO de pista, sinal de mudança de marcha por meio de luz de aviso LED verde externa

Motor/Transmissão

2023 novidades: árvores de cames de entrada com elevação de válvulas mais altas, coletores de admissão curtos com comprimento mais curto, saia de pistão com tratamento DLC, bielas perfuradas por pistola, nova geometria de pistões e bielas, nova embreagem seca STM-EVO SBK, caixa de engrenagens SBK com engrenagens I,II,VI mais longas

Chassi

Novos recursos de 2023: garfo Öhlins NPX 25/30 com curso mais longo, novo amortecedor Öhlins TTX36 (maior distância entre eixos nominal, mola de menor rigidez), posição de pivô atualizada, ajustador hidráulico de pré-carga Öhlins

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