Dicas para uma redação excelente no Enem, que será realizado nos dias 13 e 20 de novembro

As datas das provas já estão marcadas para os dias 13 e 20 de novembro

Foto: Divulgação

A princípio a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está com a data agendada para os dias 13 e 20 de novembro. Com a aproximação das provas os estudantes acabam se deparando com várias matérias e conteúdos, porém aquilo que ainda preocupa os estudantes é a redação.

Separamos dicas para você, ir bem na parte escrita no Enem 2022. A pedagoga Cristhiane Amorim explica a importância de manter o hábito da leitura e escrita.

Ao final de cada leitura diária, o estudante deve extrair do texto lido um bloco de ideias com foco na ideia central, vale anotar tentar reescrever o texto com aquilo que sintetizou do conteúdo“, explica.

A pedagoga Cristiane comenta que dicas valiosas para quem irá prestar vestibular, concurso ou fazer o Enem, buscar ser claro e objetivo, comparar pontos de vistas diferentes no mesmo assunto, e ao final, obter uma opinião conclusiva sobre o tema.

Após a preparação inicial, o mais importante é a prática, sendo assim, o vestibulando deve manter uma rotina de redações escritas por dia.

Não se perca no tema

Um dos principais motivos das redações zeradas no Enem, é devido ao tema por falta de atenção ao texto proposto. Ela explica, Cristhiane que o vestibulando deve prestar atenção aos materiais de apoio. “Os textos têm dados e informações que podem ser usados para argumentar e apresentar um ponto de vista com objetividade e clareza”, diz.

Rascunho

O rascunho ajuda a transformar todas as ideias, anotações e argumentos em um texto com início, meio e fim”, explica a especialista. Entenda que para fazer excelente texto estruture a forma entendendo que uma ideia leva a outra. Lembrando que o tempo é curto então evite rasuras na versão final do material de rascunho.

Gramaticais

Entendemos que apesar de não serem erros tão graves quanto a falta de coerência, os erros gramaticais podem tirar pontos importantes. “Saber separar sujeito de predicado, usar a crase, fazer o correto uso dos porquês, pronomes, vírgulas, regência verbal, tudo isso vai fazer a diferença no resultado final”, comenta Christiane.

Atenção com a escrita informal

Conforme o maior uso das redes sociais, ou seja, aplicativos de mensagens, os erros de ortografia e uma linguagem mais informal na escrita tem se tornado comuns. Sendo assim, evite abreviações. “Não use o “você”, conjugue os verbos corretamente e fique atento à pontuação”, explica a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo