Consumo de suco de laranja caiu 1,52% em 10 anos, afirma estudo da Citrus BR

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um estudo realizado pela Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR), e que foi divulgado esta semana, revela que o consumo mundial de suco de laranja caiu cerca de 15,2% entre os anos de 2004 e 2014.

Como consequência, o consumo de outras bebidas não alcoólicas apresentou um crescimento significativo, como café e chá. O relatório indica que a redução equivale a cerca de 1,6% da colheita brasileira, que em 2014 apresentou uma produção de 279 milhões de caixas de suco de laranja. Dessas, 95% foram destinados ao mercado externo.

A Citrus BR afirmou que para enfrentar essa drástica redução, será necessária realizar campanhas voltadas a médicos e nutricionistas, para que possam aconselhar os pacientes a respeito do benefício de ingerir sucos naturais, como os que são feitos com laranjas.

A meta da entidade é o de conscientizar médicos e nutricionistas a fomentar o saudável consumo da bebida, principalmente na Europa, para onde são exportados cerca de 70% do suco de laranja brasileiro.

Os produtores brasileiros esperam receber do Governo Federal uma redução na carga de impostos para o suco chamado de “100% integral”, não somente os de laranja, como também, os feitos de uva e coco.

O estudo da Citrus BR coincidiu com outro divulgado nesta quinta-feira (23/07) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA – sigla em inglês) sobre o mercado mundial de frutas cítricas, que indica que o brasil deverá ter uma queda de 10% na produção de laranjas, em decorrência da forte seca que atingiu o país.

O Brasil responde hoje por cerca de 57% da produção mundial de laranja e, aproximadamente, por 81% do comércio internacional, mas segundo os dados do USDA, a produção brasileira deverá ficar em torno dos 23%.

Com informações das Agências EFE e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo