Com serviços gratuitos para microempreendedor individual, Sebrae realiza Semana do MEI em Campo Grande

Evento ocorre na Praça Ary Coelho, região central da cidade, entre os dias 8, 9 e 10 de maio

Foto: Divulgação

Formalização, regularização, capacitações, estes são alguns dos serviços gratuitos disponíveis na Semana do MEI, que teve início nesta segunda-feira (8) em Campo Grande, na Praça Ary Coelho. O evento é uma iniciativa do Sebrae, com o apoio do Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Associação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de MS (AMEMS) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramentos, Perícias Informações e Pesquisas de MS (Sescon).

O evento acontece entre os dias 8 e 10 de maio com ações voltadas aos microempreendedores individuais (MEI) e para quem deseja empreender. Durante a abertura da Semana do MEI, o presidente da AMEMS, Fernando Martins, membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, enfatizou a importância do evento e deu mais detalhes da programação.

Temos 72 mil microempreendedores individuais ativos em Campo Grande, e na Semana do MEI, os participantes podem conferir palestras gratuitas, treinamentos, orientação para regularização e formalização, além de tira-dúvidas sobre crédito”. Ele também ressaltou que o cronograma do Sebrae contempla edições presenciais do evento em outros municípios de Mato Grosso do Sul, sendo eles, Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo e Bela Vista.

A programação inclui atendimento aos empreendedores, palestras e oficina sobre empreendedorismo, formação de preço e vendas pelo WhatsApp, por exemplo. O destaque é a palestra magna com o empreendedor Valdir Novaki, o “Valdir Pipoqueiro”, ocorrida na tarde desta segunda-feira. Na ocasião, o empresário, que conseguiu seu espaço no mercado e se firmou como o melhor pipoqueiro do Brasil, orientou os participantes sobre o que um pequeno negócio pode fazer para se destacar no mercado.

“Eu queria ser o melhor pipoqueiro de Curitiba. Então trabalhei três itens no meu negócio: a qualidade no atendimento, a qualidade nos insumos e levei para o meu empreendimento a limpeza. Com esses três diferenciais já me destaquei dos concorrentes. Além disso, em todas as minhas capacitações, estou a caráter porque meu sonho era ser reconhecido como ‘pipoqueiro Valdir’, porque lutei muito para ter essa marca”, disse o palestrante.

Foto: Divulgação

Empreendedores compartilham experiências

Durante o evento, muitos participantes da Capital demonstraram interesse pelo atendimento empresarial, aproveitando a oportunidade para buscar informações sobre a formalização como microempreendedor individual (MEI). Este procedimento, além de garantir benefícios sociais, pode trazer vantagens competitivas para o mercado. Para se ter uma ideia, segundo a pesquisa “Perfil do MEI”, de 2022, do Sebrae, a maioria dos microempreendedores (69%) afirma que houve um aumento no número total das vendas após a formalização.

Um exemplo é Elisângela Pereira, que atua como autônoma na área de cosméticos há cerca de quatro anos e recentemente iniciou seu empreendimento de moda feminina. Elisângela viu na Semana do MEI uma chance de obter esclarecimentos sobre a formalização. “Tirei todas as dúvidas que tinha em mente, como o processo de obtenção do CNPJ, os gastos mensais, os limites estabelecidos e se eu teria que pagar alguma taxa ao governo”, falou.

No caso dos empreendedores já formalizados, o evento foi uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos e regularizar a situação como MEI. Maria Cristina da Costa Gama, que trabalha com artesanato e decoração há 10 anos, destacou o apoio oferecido. “O Sebrae nos proporciona esclarecimentos e apoio para questões administrativas, como aprimorar nossos negócios, atualizar nossos dados e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes”, afirmou.

Os participantes puderam desfrutar de uma programação diversificada e conhecer diversos expositores no local, incluindo a empreendedora Tatiana Agnelli Souza, proprietária da “Tuti Fruti Costura Criativa”. Tatiana compartilhou sua experiência como MEI e reforçou as soluções que realizou junto ao Sebrae. “Eventos como esse facilitam a vida de quem pretende se formalizar como MEI. Acredito que, somando todas essas experiências e o networking que construímos ao participar, conseguimos estabelecer parcerias incríveis e, assim, todos crescemos juntos”, disse.

A Semana do MEI segue até o dia 10 de maio, das 8h às 17h, na Praça Ary Coelho, na Capital. A participação é gratuita. Para mais informações, os interessados podem acessar o link: bit.ly/SemanadoMEI2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo