Ciclone atinge o RS e deixa 105 mil pessoas sem energia elétrica

Imagem de satélite mostra o ciclone extratropical no litoral sul do Rio Grande do Sul – Foto: Inmet/Divulgação

Imagem de satélite mostra o ciclone extratropical no litoral sul do Rio Grande do Sul – Foto: Inmet/Divulgação

Um ciclone extratropical atingiu entre a noite desta quinta-feira (27/10) e a madrugada desta sexta-feira (28/10) a Região Sul do Brasil. O Estado do Rio Grande do Sul foi o mais atingindo.

De acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, os ventos chegaram a 111 km/h no Estado, tendo a Região do Chuí sido a mais atingida. Há registro de quedas de árvores, outdoors e fiação elétrica.

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) informou agora a pouco que 38,3 mil pessoas permanecem em luz em suas casas e estabelecimentos comercias, sendo a maioria no Litoral Norte do Estado.

Ainda segundo a Assessoria de Imprensa da CCEE, cerca de 145 mil pessoas chegaram a ficar sem luz, tendo as equipes de manutenção saído rapidamente para fazer os reparos.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado, 2,4 mil pessoas ficaram sem luz. O problema já foi resolvido e o fornecimento de energia elétrica já foi restabelecido.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que o ciclone extratropical continua sobre o Oceano Atlântico, podendo atingir os Estados de Santa Catarina e Paraná.

A Defesa Civil informou que no município de Chuí uma árvore tombou nas imediações da Avenida do Lami, mas por sorte ninguém foi atingindo. Já na cidade de Rio Grande, dezenas de árvores tombaram, tendo três pessoas ficado feridas.

Por precaução, as autoridades locais determinaram o fechamento de todas as escolas públicas municipais e estaduais, tendo 17 mil estudantes sido dispensados.

No município de São José do Norte, uma casa em construção foi atingida pelas fortes rajadas de vento e ficou seriamente danificada. Por sorte os operários não foram atingidos.

A Marinha Brasileira emitiu um alerta desaconselhando a navegação no litoral do Rio Grande do Sul. Há alerta de ressaca até sábado (29/10), com ondas de até 4 metros de altura.

Com informações das Assessorias da Defesa Civil/RS e do Inmet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo