Aumenta casos de Covid em MS e autoridades de saúde ficam preocupadas

Foto/Arte: Edno Paulista

Os casos de Covid-19 em Mato Grosso do Sul aumentaram significativamente este mês e já preocupa as autoridades estadual e de saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está cobrando as prefeituras para reforçar os testes que detectam a doença e, sobretudo, a vacinação das respectivas populações.

O secretário estadual da Saúde, Flavio da Costa Britto Neto, disse em entrevista coletiva que o ‘boom’ de casos de Covid no Estado é consequência da negligência da população em relação às vacinas.

O Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (16) pela SES mostra que a média de casos confirmados nos últimos sete dias é de 40,7, mais que o dobro da média de 18,1 registrado na semana anterior.

Oficialmente Mato Grosso do Sul ainda não possui nenhum caso confirmado da nova variante da Covid-19, denominada de BQ.1, mas mesmo assim os casos positivos para a doença voltaram a subir significativamente.

De acordo com o secretário Flávio Brito, a SES continua monitorando todos os casos e, segundo ele, o aumento de novas infecções pela doença é em decorrência dos descuidos da população, aliado a negligência em relação às vacinas.

O número de casos confirmados ainda não pressiona o atendimento de saúde e os óbitos são poucos, geralmente em pessoas que não completaram o ciclo vacinal disponível, são grupo de risco e abandonaram os cuidados como máscara e álcool”, disse o secretário Flávio Brito.

Médicos e especialistas ouvidos pela reportagem disseram que o aumento de casos de Covid-19 em todo o Brasil acontece porque a população deixou de usar máscaras de proteção e, sobretudo, não respeitou o distanciamento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) informou que os postos de saúde possuem vacinas e testes para Covid-19 e orientou a população para se vacine contra a doença.

É considerada uma pessoa com sintomas da doença, aquelas que apresentam dificuldades para respirar, tosse seca, dor de garganta e febre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo