8 coisas que já sabemos sobre o Toyota C-HR

Futuro rival do Honda HR-V ainda tem muitos detalhes mantidos em segredo, mas já apuramos informações que mostram o que podemos esperar do novo SUV

O principal destaque da Toyota durante o Salão de Frankfurt foi o C-HR e nós ficamos muito empolgados com o que vimos. Isso porque o conceito vai se tornar um carro de produção em breve e tem grande potencial para brigar contra importantes SUVs. Como esse é um segmento que está bombando no Brasil, estamos ansiosos para conferir se a Toyota confirma a venda do novo modelo por aqui. Enquanto isso, confira tudo o que já sabemos sobre o C-HR:

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

1 – Quer rivalizar com o Honda HR-V

Nós achamos que o nome C-HR foi criado só para confundir a cabeça de quem já está acostumado com os Honda HR-V e o CR-V no mercado. E isso não é por acaso. O novo SUV da Toyota vai ser posicionado em uma categoria entre a B e a C. Isso quer dizer que ele será maior do que um Fit e menor do que um CR-V, por exemplo. Ou seja: da mesma categoria que o HR-V.

2 – Estreia da versão de produção já tem data marcada

A versão final do C-HR vai aparecer oficialmente pela primeira vez no começo de março do ano que vem. Mais precisamente durante o Salão de Genebra, que abre as portas para o público no dia 3. Assim, as vendas nos mercados japonês e europeu devem começar em meados de 2016.

Toyota C-HR Concept no Salão de Paris

Toyota C-HR Concept no Salão de Paris

3 – O conceito mostrado em Frankfurt não foi o primeiro do C-HR

O primeiro conceito que a Toyota fez desse novo SUV é o da foto acima e apareceu durante o Salão de Paris do ano passado. De lá para cá, passou por algumas alterações para ficar menos futurista e mais próximo da realidade. Àquela época, o carro media 4,35 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,50 metro de altura e tinha 2,64 metros de entre-eixos. Ou seja, ganha do HR-V em comprimento, largura e entre-eixos, já que o SUV da Honda tem 4,29 m de comprimento, 1,77 m de largura, 1,58 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos. Pena que a Toyota não especificou as dimensões do conceito atualizado.

4 – Será lançado também com motor híbrido

A versão de produção do C-HR promete ser ecologicamente correta desde o nascimento. Isso porque, além das motorizações tradicionais, o SUV também vai ser vendido com um conjunto híbrido. A marca ainda não especificou quais serão os propulsores desse carro, mas garantiu que o C-HR híbrido será mais econômico e menos poluente do que os híbridos vendidos atualmente.

5 – Buscou inspiração em outros três modelos da Toyota

Assim como o HR-V se espelhou no Fit, City, Civic e CR-V, o C-HR emprestou algumas características de outros carros da Toyota. O design foi inspirado nas novas linhas do RAV4, a dinâmica e a estabilidade vieram do esportivo GT86, enquanto a preocupação com o meio-ambiente veio do sempre híbrido Prius.

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

6 – Usa a nova plataforma global da Toyota

O C-HR será um dos primeiros carros da empresa a usar a nova plataforma global, batizada de Toyota New Global Architecture (TNGA, ou Nova Arquitetura Global da Toyota). O objetivo da empresa com essa nova arquitetura é reduzir os custos de produção em até 20%, já que as plataformas serão compartilhadas entre diversos carros. Os novos carros da Toyota usarão uma nova tecnologia de solda a laser e terão rigidez estrutural entre 30% e 65% maior, em comparação aos modelos vendidos hoje em dia. Caso os planos da Toyota se concretizem, metade dos carros vendidos pela marca em 2020 já serão feitos usando a nova arquitetura global.

7 – Pode ser feito no Brasil

Apesar de a Toyota ainda não ter confirmado em que países fora da Europa o C-HR será vendido, Autoesporte já apurou que a filial brasileira tem interesse em produzir o novo SUV por aqui. Isso potencializaria a briga contra o HR-V, seu principal rival e que é fabricado no Brasil.

8 – A versão final já está em testes

O projeto desse novo carro está acelerado. Para dar conta de mostrar a versão final em março e iniciar as vendas em seguida, o modelo já foi visto em testes completamente camuflado pelas ruas da Espanha.

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

Conceito Toyota C-HR no Salão de Frankfurt 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo