Vereadores de Campo Grande requerem retomada da tramitação de projeto de lei

No dia da árvore, vereadores requerem retomada da tramitação do Projeto de Lei de Tombamento dos Parques dos Poderes, Estadual do Prosa e das Nações Indígenas

Em uma demonstração de comprometimento com a preservação do patrimônio ambiental e cultural da cidade, vereadores anunciaram hoje (21), no Dia da Árvore, o requerimento para a retomada da tramitação do Projeto de Lei 10970/2023. Este projeto dispõe sobre o tombamento dos parques dos Poderes, Estadual do Prosa e das Nações Indígenas, locais de importância histórica, cultural, ambiental e arquitetônica inquestionável para a população sul-mato-grossense.

Foto: Divulgação

O Projeto de Lei 10970/2023, que visa a proteção e preservação desses preciosos espaços verdes, teve sua tramitação suspensa no mês de junho deste ano, com o objetivo de evitar o sepultamento do projeto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os vereadores envolvidos nessa iniciativa entenderam a importância desses parques para o patrimônio cultural e ambiental da região e, após a suspensão da tramitação, dedicaram-se a superar os obstáculos apontados pelo relator, Vereador Papy (Podemos).

Para demonstrar o compromisso com a transparência e a inclusão, os vereadores Luiza Ribeiro (PT) e Prof. André Luis (REDE) organizaram um seminário em julho deste ano, que proporcionou um amplo debate sobre o projeto. Durante o seminário, foram ouvidas as entidades e cidadãos interessados, que tiveram a oportunidade de apresentar suas opiniões e preocupações em relação ao tombamento dos parques. As entidades que demonstraram interesse no projeto também foram convidadas a apresentar suas manifestações formalmente. Essas valiosas contribuições foram incorporadas ao projeto, que agora está pronto para ser reapresentado e retomar seu curso na Câmara Municipal.

Foi solicitado também à Secretária Municipal de Cultura e Turismo se manifestar e a entidade realizou uma audiência no Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, onde os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer o objeto do projeto de lei e manifestaram que o Tombamento também seja feito em ato administrativo da prefeitura.

O tombamento desses parques é uma ação fundamental para a conservação do nosso patrimônio natural, histórico e cultural, além de contribuir para a promoção de um ambiente mais saudável e sustentável para as futuras gerações. O Dia da Árvore é um momento simbólico para reforçar nosso compromisso com a proteção da natureza e com o fortalecimento das políticas de preservação”, disse a vereadora Luiza Ribeiro, autora do projeto.

Os vereadores esperam que a retomada da tramitação do Projeto de Lei 10970/2023 seja bem-sucedida e que, com a contribuição de todos os interessados, seja possível avançar na preservação destes parques tão preciosos para nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo