Temporal e tornado deixa 1 morto e 8 feridos no Noroeste do RS

Temporal RS Defesa CivilO forte temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a noite de domingo (24/04) e a madrugada desta segunda-feira (25/04) causou a morte de uma pessoa e deixou outras oito feridas, além de ter provocado destruição na infraestrutura de várias cidades.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a situação mais grave é nos municípios que ficam localizados na Região Noroeste, onde ocorreu um tornado.

Foram registrados na região fortes rajadas de vento e chuva intensa, que causaram inundações, alagamentos, transbordamentos de rios e córregos, destelhamentos de casas e estabelecimentos comerciais, quedas de árvores, além da suspensão no fornecimento de energia elétrica.

O tornado danificou várias casas, além de um CTG (Centro de Tradições Gaúchas), de um hospital e de um museu. As prefeituras e a Defesa Civil estão realizando um levantamento dos prejuízos causados pela tempestade e pelo tornado.

No município de Campina das Missões, o Rio Pessegueiro transbordou e inundou várias casas, tendo uma delas, onde morava um casal, sido arrastada pela forte correnteza.

A mulher conseguiu sair a tempo e foi resgatada pelos vizinhos, mas o marido foi arrastado junto com o imóvel e permaneceu desaparecido durante toda a noite. O corpo da vítima foi encontrado pelos bombeiros a 200 metros de distância do local.

Já na cidade de São Miguel das Missões, cerca de 70 casas foram seriamente danificadas. O Hospital de Caridade, a sede de um CTG e o Museu Sítio Arqueológico também sofreram danos consideráveis. Alguns pacientes do hospital tiveram que ser transferidos, e o atendimento está prejudicado.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil informaram que a rede elétrica na cidade foi seriamente danificada fazendo com que o fornecimento de energia fosse suspenso. Várias casas continuam sem luz.

Os municípios de Santa Rosa, Caxias do Sul e Marques de Souza, no Vale Taquari, também foram atingidos pelo temporal. Em Santa Rosa, 30 casas foram destelhadas, e nas duas últimas cidades houve alagamentos de vias públicas e residências.

Três pontes que ficam localizadas na Rodovia ERS-307 ficaram danificadas, e o tráfego de veículos nas regiões está suspenso. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou agora a pouco que todos os trechos interditados estão sinalizados, e que já está em andamento um levantamento de danos para averiguar as reais condições da estrada e das pontes.

Ainda não há previsão para que sejam começados os reparos e para a normalização do tráfego de veículos nas regiões.

Uma das pontes danificadas é a que fica sobre o Rio Pessegueiro, onde houve desmoronamento no km 11,7. O tráfego de veículos entre as cidades de Campina das Missões e Cândido Godói continua suspenso.

Com informações das Assessoria de Comunicação da Defesa Civil/RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo