Rumo à Europa, jovens brasileiros se preparam para intercâmbio inédito

A menos de uma semana de viver a experiência inédita, 12 aprendizes brasileiros compartilharam com jovens catalães os anseios para a jornada na Europa. A iniciativa faz parte do projeto “Jovem Embaixador Demà”, desenvolvido pela Demà Jovem by Renapsi

Às vésperas do embarque, jovens vivem dias de expectativa para a jornada pedagógica em solo europeu – Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Criar novas conexões, viver experiências profundas, aprender e dominar o idioma espanhol e compartilhar conhecimento. Estas são algumas das expectativas dos 12 jovens brasileiros que no próximo dia 11 embarcam para um intercâmbio pedagógico e profissional, em solo europeu.

Inédita, a iniciativa faz parte do projeto “Jovem Embaixador Demà”, desenvolvido pela Demà Jovem by Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), e, a menos de uma semana para a viagem, a rede promove uma série de atividades para a imersão dos jovens brasileiros na cultura catalã. Esta semana, eles participaram de um encontro virtual outros 12 jovens, que, direto de Barcelona, também compartilharam os anseios para a jornada educacional que, além da capital espanhola, também passará por Barcelona e Bruxelas.

Sei que essa será uma experiência única e que vai acrescentar muito na minha vida profissional e pessoal. Quero aproveitar cada momento para conhecer novos lugares e me conectar com a cultura local”, declarou a jovem aprendiz Allana Vitória dos Santos.

Selecionada para fazer parte do grupo de aprendizes, Allana celebra a oportunidade de dar um passo importante na trajetória profissional que acaba de iniciar.

Minha família é só eu e minha mãe. Saímos de Tocantins quando eu tinha 5 anos de idade — perdi meu quando eu estava prestes a completar 2 anos. Cresci em Goiás e este crescimento foi acompanhado de muitos anseios. Um pouco mais velha, percebi que sair de Tocantins e viver em Goiás foi a nossa melhor escolha. Foi um grande passo na nossa vida! Como aprendiz, estou tendo a oportunidade de me aprimorar profissionalmente. Quando decidi me inscrever na seleção para o intercâmbio, encontrei na minha mãe total apoio. Me inscrevi e passei em todas as etapas. Dar este passo me enche de gratidão à ela, que sempre acreditou em mim! Quero me formar em medicina pediátrica e dar este passo, me dá a certeza que ainda darei muito orgulho e felicidade à minha mãe”, se emociona a jovem.

No encontro, a coordenadora educacional da Renapsi, Rayane Monteiro, celebrou o momento de troca de expectativas entre brasileiros e espanhóis.

Estamos todos muito empolgados com esta oportunidade. Temos certeza que será muito enriquecedor este contato com novas culturas, idiomas e vai agregar muito à vida destes jovens em início de carreira”, observou.

No outro continente, a expectativa também é grande. A jovem María Guerrini revela. “Nos encantaria conhecer o Brasil!”.

Além do encontro, os estudantes também participam de outras atividades, aulas semanais de espanhol para chegarem conhecendo um pouco melhor o idioma local e como visita ao Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás. O CEO da Renapsi, Juan Moreno, observa que o programa atende hoje 25 mil jovens em todo o Brasil e explica a importância e o impacto desta iniciativa cultural para a vida destes jovens e para o país.

Esta é uma oportunidade única de expandir conhecimento por meio do intercâmbio e proporcionar uma troca salutar de experiências que vão impulsionar a trajetória destas pessoas. É ainda uma forma de mostramos ao mundo a potência desta tecnologia social global que estamos levando para a Europa, revelando o impacto do programa aqui no Brasil e ratificando os benefícios do empoderamento e aperfeiçoamento destes cidadãos em início de carreira para construirmos um novo amanhã”, conclui.

O executivo destaca ainda que os jovens embaixadores chegam a Europa com o propósito de chancelar o programa como uma política pública que inspira ações da União Europeia de ocupação, renda e inclusão dos jovens no mundo do trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo