Que filhos eu quero deixar para o mundo?

Escritora Stella Azulay – Foto: Divulgação

A educação das crianças passa, necessariamente, pela educação dos pais. Não apenas a educação formal, obtida nos bancos de escolas e universidades, mas a educação que permeia toda a construção humana de cidadãos preparados para os desafios do futuro, sejam eles pessoais, emocionais ou profissionais. A comunicação é um passo fundamental da educação parental, para estabelecer uma relação saudável dentro de casa, que vai transcender para todas as relações sociais e de trabalho estabelecidas mundo afora.

Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IBGE, feita em 2019 com alunos do 9º ano do ensino fundamental nas capitais e Distrito Federal, revela que 37% dos pais e responsáveis não conseguem entender problemas e preocupações dos filhos. A educação parental justamente amplia os conhecimentos desses pais e responsáveis para que eles possam compreender e apoiar os filhos.

A educação parental é a base do livro “Como educar se eu não sei me comunicar”, que chega à segunda edição, lançada na Bett Brasil deste ano, para ajudar os pais na difícil tarefa de estabelecer uma relação familiar baseada em diálogo e respeito. A proposta é preparar as crianças, desde cedo, a lidar com um mundo de transformações, que exige cada vez mais habilidades. A nova edição ganhou ar interativo com o acréscimo de alguns QR Codes que levam para vídeos relacionados aos temas do livro.

O livro mistura experiências pessoais e técnicas de minhas diversas formações, como jornalista, comunicadora, analista de perfil, neurocientista comportamental e educadora parental, usando de firmeza e gentileza da disciplina positiva. Reflete como a comunicação impactou a formação de caráter através de histórias de vida dos avós e pais, na minha visão de filha e neta, ao mesmo tempo em que mostra a jornada de mãe de quatro filhos, os desafios de comunicação e como eles foram superados. Tem um lado humanizado, de vivências próprias e experiências pessoais, junto com técnicas desenvolvidas através do conhecimento de aprendizagem em sala de aula e de vida.

Não é apenas uma obra teórica. Apresenta soluções, insights, dicas para que os pais possam se comunicar com os filhos de forma simples e eficiente. Traz ferramentas que ajudam os pais a lidar com crianças pequenas, para construir o vínculo desde sempre, ou para os que precisam resgatar uma comunicação que não existiu, uma intimidade que não foi construída ao longo da educação da criança que já é adolescente, e de como transpor essas barreiras.

A base desse diálogo efetivo e necessário passa por temas como confiança, limites, autoridade, respeito, valores, humanização, gestão de pessoas e de emoções, reconhecer problemas, sentimentos, ter coragem de pedir ajuda, comunicar escutando, conhecer os filhos, criar vínculos com memórias afetivas e entender o poder da história pessoal na educação. O livro aborda a importância das education skills nesse processo.

A educação parental é um processo de transformação a partir do empoderamento dos pais para que se sintam tranquilos ao tomar decisões e fazer escolhas na hora de educar os filhos, que vão impactar positivamente toda a família, com a formação de vínculos sólidos. O melhor desempenho dos pais faz com que os filhos também possam desempenhar seu melhor, possibilitando o aprimoramento das gerações futuras.

Podemos dizer que a educação parental é erguida sobre três grandes pilares: investir em conhecimento para fortalecer o maior patrimônio das famílias, que são os filhos; desenvolver a função educadora dos pais, as education skills, habilidades educadoras, que representam o pico do desenvolvimento humano; e tratar preventivamente feridas abertas da sociedade, construindo um mundo melhor com pessoas melhores, que são criadas dentro de casa. Sobre esse alicerce sólido são edificadas relações mais saudáveis e humanas, que transformam as famílias e o mundo, com cidadãos melhores para cuidar melhor da vida e do nosso planeta.

Sobre o livro “Como educar se eu não sei me comunicar”

Em “Como educar se eu não sei me comunicar”, Stella Azulay se debruça sobre uma questão complexa, mas também vital para a educação: a necessidade de que os pais se eduquem para a difícil tarefa de criar bons cidadãos preparados para um mundo que se transforma rapidamente. Com foco na comunicação que deve ocorrer dentro de casa, a autora destaca em uma leitura agradável e acessível o desafio da parentalidade, de que não há como educar os filhos sem um diálogo sadio, em que os papéis estejam claros na família, para que os filhos se sintam seguros em falar de sentimentos, eventuais erros e medos. Mais do que um enfoque teórico sobre a comunicação, Stella traz para a prática tudo o que propõe, por meio de seus relatos como mãe de quatro filhos, em situações desafiadoras, como filha e neta.

*Sobre Stella Azulay 

Jornalista e educadora parental com especialização em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental.

Escritora e palestrante. Analista de perfil formada pela Success Tools; extensão em Neurociência Comportamental pela Faculdade Belas Artes; coach de vida e carreira pela Sociedade Brasileira de Coaching; educadora parental pela Positive Discipline Association. Adotou o tema Educação como missão. É mentora e conselheira de pais e adolescentes. Em 2021 fundou e dirige a JUNTOS Educação Parental. É mãe de quatro filhos. Lançou seu primeiro livro em Junho de 2022: ‘Como educar se não sei me comunicar’ e também seu primeiro livro caixinha ‘Conte sua história para seu filho’. Jornalista pela Fundação Cásper Líbero, trabalhou como repórter em emissoras como SBT e TV Record e foi correspondente em Jerusalém/Israel pelo SBT, onde morou por quatro anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo