Tornados atingem os EUA e deixam um rastro de destruição

Uma série de tornados atingiu entre a tarde e a noite desta sexta-feira (26) várias cidades nos Estados de Nebraska e Iowa, no Centro do Estados Unidos (EUA), deixando para trás um rastro de destruição e vítimas. Até o momento o número de vítimas não foi divulgado, porque existem pessoas presas sob os escombros de casas e prédios.

Tornado é fotografado na região de Omaha, em Nebraska (EUA), nesta sexta-feira (26) — Foto: Chris Gannon via AP

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os tornados atingiram primeiramente as áreas rurais e, posteriormente, as áreas urbanas. Casas e estabelecimentos comerciais foram seriamente danificadas e/ou totalmente destruídas em Omaha, no Estado de Nebraska.

Equipes de resgate, dos bombeiros, da polícia local e da Guarda Nacional foram mobilizadas e enviadas para as regiões mais afetadas. Muitos moradores se refugiaram nos porões das casas durante a passagem dos tornados e acabaram ficando presos, já que os escombros caíram sobre a porta, impedindo a sua abertura.

As autoridades locais informaram que a maioria das vítimas socorridas até o momento apresentam apenas ferimentos considerados leves, e que todas foram levadas para hospitais de cidades próximas.

Imagem aéreas feitas por drone mostra equipes de emergência trabalhando em Omaha, no Estado de Nebraska (EUA), nesta sexta-feira (26), após a passagem de um tornado que devastou a cidade — Foto: Alex freed/via Reuters

Há relatos de quedas de árvores, de postes e de semáforos, de placas de trânsito, de destelhamento de casas e, sobretudo, de deslizamento de terra.

Há muitas árvores caídas. Faltam telhados nas casas. Você vê definitivamente o caminho do tornado”, disse o policial Neal Bonacci.

Os primeiros tornados foram registrados no Estado de Nebraska, tendo um deles seguido em direção a pequena cidade de Minden, na divisa com o Estado de Iowa. Imagens que circulam na internet mostram casas e estabelecimentos comerciais totalmente destruídos nesta cidade.

Antes das passagens dos tornados, o governo emitiu alertas de emergência e pediu para a população se proteger nos porões de suas casas e/ou em abrigos seguros.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo