Programa “Esquadrão do Empreendedorismo” promove transformação em negócios

Iniciativa é resultado da parceria entre Sebrae/MS e TV MS Record

Foto: Divulgação

O programa “Esquadrão do Empreendedorismo”, resultado de parceria entre Sebrae e a emissora TV MS Record, finalizou neste semestre com resultados significativos junto aos empreendimentos acompanhados. O reality show inédito sobre a temática em Mato Grosso do Sul levou, ao longo dos últimos sete meses, orientações práticas sobre gestão, comportamento empreendedor, finanças e marketing aos telespectadores, alcançando empreendedores e potenciais empresários em todo o estado.

Durante a exibição do programa, os empresários de Campo Grande, Gláucia Batista, dona do Empório Limão que se tornou Zitrus, Rodrigo Eiji, proprietário da Mystical Space, e Sandra Mara, responsável pela empresa Preço Leve que se transformou em Bella Lev, receberam consultorias especializadas em gestão, modelo de negócios e layout de loja, resultando em transformações em seus empreendimentos. Em comum, eles enfrentavam dificuldades para conseguir “firmar” os estabelecimentos.

“O programa mostrou a jornada de três empresários da Capital que enfrentavam diferentes desafios para que seus negócios deslanchassem. Eles compartilharam suas dores com a audiência e os especialistas do Sebrae acompanharam os empreendedores em todo o processo, com consultorias e orientações. O público de casa conferiu essas dicas e soluções, e acreditamos que esse tipo de ação incentiva mais pessoas a empreenderem em nosso estado, gerando oportunidades para todos”, destaca o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro.

Apresentado pela jornalista Ellen Genaro, o programa também contou com a participação de dois especialistas e representantes do Sebrae/MS: Rodrigo Maia, gerente da Unidade de Relacionamento e Experiência do Cliente e especialista em gestão; e Claudio Forner, consultor de negócios. Conheça abaixo a história dos três empreendedores que passaram pelo Esquadrão do Empreendedorismo:

Mystical Space – Empresa especializada em jogos de cartas, jogos de tabuleiro e RPGs, a Mystical Space oferece muitas opções de jogos para clientes de todos os níveis de habilidade. No programa Esquadrão do Empreendedorismo, o empresário Rodrigo Eiji entendeu sobre a gestão financeira do negócio, incluindo conceitos como planejamento financeiro. Com esse conhecimento, Rodrigo tomou decisões mais fundamentadas e alinhou o capital da empresa a linhas de produtos mais rentáveis, aumentando a lucratividade e melhorando a experiência do cliente.

Além disso, a consultoria junto ao Sebrae, ofertada no programa, possibilitou a otimização e reestruturação da empresa, tornando-a mais eficiente em seus processos. Rodrigo destaca a importância da ação na parte estratégica do negócio, ao perceber que havia um alto investimento na linha de jogos de tabuleiro, por exemplo, mas era a menos rentável da empresa. Assim, foi possível alinhar o investimento em opções de maior rentabilidade.

Ele destaca que a consultoria não apenas ensinou conhecimentos teóricos, mas também práticos, fundamentais para a evolução do seu negócio. “Mesmo com anos de estudo nas áreas abordadas durante o programa eu não teria a mesma visão de negócio que hoje após o programa, pois não aprendi apenas conhecimentos teóricos, os aprendizados práticos tiveram uma enorme importância durante esse processo evolutivo”, afirmou o empreendedor.

Zitrus – Em 2020, a marca Empório Limão, agora denominada Zitrus, foi criada para transformar o limão taiti em diversos produtos, como o “super mel” – um suplemento alimentar para reforço de imunidade; a manteiga artesanal saborizada com limão e especiais; o licor de cachaça, limão e mel, entre outros. O grande diferencial é que o limão taiti é produzido no interior de São Paulo, em plantações da família da proprietária da empresa, Gláucia Batista, a partir da utilização de água alcalina. Segundo ela, o resultado é uma fruta de alta qualidade nutricional.

Ao participar do Esquadrão do Empreendedorismo, a empresa passou por uma reformulação completa. No programa, Gláucia Batista aprendeu a acreditar no potencial de sua empresa. “Com o apoio certo, com a ajuda certa, tudo é possível”, disse a empresária. Ela destaca também a importância de estar disposta a receber ajuda e seguir os caminhos indicados pelos especialistas do Sebrae. “Com a imersão na consultoria que eles me deram, com certeza me alavancaram alguns bons anos. Acho que eles me adiantaram pelo menos uns três anos de caminhada profissional”, disse.

As portas que foram abertas, os contatos feitos e as oportunidades que surgiram continuam a chegar até hoje, segundo a empresária. Ela planeja continuar aplicando as técnicas aprendidas e buscar evolução constante, incluindo a mudança de embalagens e a entrada no mercado externo para aumentar suas vendas.

Bella Lev – Sandra Mara, dona da empresa Preço Leve, que agora se chama Bella Lev – um espaço que une salão de beleza e loja de roupas –, participou do Esquadrão do Empreendedorismo e ressaltou sua evolução como empreendedora e o crescimento de seu negócio.

“A mudança mais significativa em meu negócio foi trazida pela consultoria do Sebrae, que me ajudou a mudar minha estrutura de negócios para um salão, que agora representa 70% do meu negócio. Minha evolução pessoal e profissional é contínua e estou constantemente aprendendo e buscando implementar novos programas em meu estabelecimento. Acredito que programas como esse são importantes para a criação de novos empreendedores e geração de empregos”, declarou a empresária.

Para quem perdeu os episódios do “Esquadrão do Empreendedorismo” ou deseja revê-los, é possível acessar o canal do Sebrae/MS no YouTube. Nele, estão disponíveis todos os episódios do programa. Mais informações aos empreendedores por meio da Central de Relacionamento do Sebrae, no número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo