Prático e versátil: Espaguete é um dos pratos preferidos dos brasileiros

Macarrão está presente em 99% dos lares brasileiros, aponta Abimapi

Dia Nacional do Espaguete – Foto: Pixabay

Alho e óleo, bolonhesa, branco, caesar, carbonara, de tomate, funghi, gorgonzola, pesto, quatro queijos ou tomate seco com rúcula. Essas são algumas das variações de molho para acompanhar o espaguete, um prato rápido e delicioso que combina tanto em almoços ou jantares em família quanto em comemorações e festas de aniversário. Esse é um dos tipos de macarrão mais presente na mesa dos brasileiros, tanto que ganhou uma data comemorativa só para ele: 4 de janeiro — Dia Nacional do Espaguete.

Nas versões tradicional, integral ou vegana, o espaguete é muito versátil e possibilita diversas combinações com molhos simples e tradicionais, elaborados e requintados ou bem marcantes, com sabores que agradam todos os tipos de paladares. “É importante esclarecer que o macarrão não é um vilão da vida saudável, pelo contrário, com os molhos e a quantidade adequada é uma ótima fonte de energia e pode ser consumido em dietas”, ressalta a nutricionista do Fort Atacadista, Letícia Tizziani.

Para quem deseja saborear o espaguete sem culpa e sem medo da balança precisa observar a recomendação de uma porção individual de 80g a 100g do macarrão cru, que já fornece em média 350 calorias. “As proteínas estão na preferência dos acompanhamentos, como queijo, frango, costela, bacon, calabresa, almôndegas, linguiça, tiras de filé, presunto em cubos, sardinha, camarão, atum e frutos do mar. Mas, atenção, porque as proteínas elevam o valor calórico total”, alerta a nutricionista.

Para aqueles que desejam experimentar novos sabores e texturas, segundo Tizziani, podem apostar na adição de diferentes ingredientes e temperos. Como exemplo, a nutricionista cita molhos de pimenta, hortelã, espinafre e manjericão, limão siciliano, matriciana (versão de molho ao sugo preparado com molho de tomate com bacon, gengibre e açúcar), bechamel (castanhas batidas com cebola e cogumelos refogados) e nozes (creme à base de gorgonzola, parmesão e nata).

Macarrão de abobrinha com manjericão – Foto: Kasumi Loffler

Importância do setor 

Conforme o Anuário 2022 da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), em 2021 o setor de massas avançou cerca de R$ 1,3 bilhão em faturamento em comparação com o ano anterior, mesmo tendo retração em volume.

O estudo evidencia que, em 2021, o Brasil conquistou a 3ª posição na venda total em valor com US$ 1,4 bilhão, atrás somente dos Estados Unidos e da Itália. Na análise de venda total em volume, o Brasil figurou na 5ª posição, com 916 milhões de toneladas.

O macarrão está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo dados da Abimapi. O espaguete é o grande expoente de vendas da categoria e representa aproximadamente 60% do total.

Espaguete Vegano

As opções de espaguete com verduras e legumes também são muito atrativas, saborosas e nutritivas, além de serem fonte de fibras, vitaminas e minerais. Tizziani explica que são receitas práticas e de preparo simples. Como exemplo, cita o espaguete de palmito pupunha, que também é low carb e sem glúten, e acompanhado de tomate-cereja, azeite de oliva, alho, sal, salsinha e pimenta-do-reino ou ainda de cenoura com limão, alho, sal, amendoim, azeite e pimenta.

Espaguete ao Molho – Foto: Divulgação

Macarrão de abobrinha com manjericão

Ingredientes

3 abobrinhas médias;

2 colheres (sopa) de azeite;

2 dentes de alho fatiados;

10 folhas de manjericão;

Meia colher (chá) de sal;

1 pitada de pimenta-do-reino (opcional);

1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado ou queijo branco ralado (opcional)

Modo de preparo

Fatie as abobrinhas em lâminas finas como espaguete.

Coloque-as aos poucos em água fervente com sal e cozinhe rapidamente (cerca de 1 minuto).

Escorra, transfira para água gelada (para interromper o cozimento) e reserve.
Em uma frigideira grande aqueça o azeite e refogue o alho, sem deixar dourar. Junte o manjericão, o sal, a pimenta-do-reino e as abobrinhas reservadas e misture delicadamente.

Transfira para um prato grande, polvilhe com queijo e sirva.

Molho bolonhesa de lentilhas

Ingredientes

½ xícara de chá de lentilha crua;

4 dentes de alho picados;

½ xícara de chá de cebola picada;

½ xícara de chá de azeitonas picadas;

1 colher de chá de páprica doce;

2 xícaras de chá de molho de tomate;

½ xícara de chá de água;

1 colher de sopa de manjericão picado;

½ xícara de chá de salsinha e cebolinha picadas;

Sal a gosto;

Azeita a gosto.

Modo de preparo

Deixe a lentilha em molho por cerca de 8 horas. Depois escorra, lave e reserve.
Em uma panela alta, em fogo médio, refogue o alho e a cebola no azeite até dourarem.

Adicione a lentilha, coloque sal e deixe refogar por 5 minutos.

Acrescente as azeitonas, a páprica e misture.

Diminua o fogo, coloque o molho de tomate, a água e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo para não queimar.

Adicione o manjericão, a salsinha, a cebolinha, misture e coloque um pouco de azeite.

Desligue e sirva com o espaguete.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo