Morro Azul, no Flamengo, recebe Feira Literária

Com entrada gratuita, "Feira Literária Memórias Escritas - Centenário do Padre Paulo Riou" acontece nos dias 4 e 5 de novembro com diversas atividades e imersão na história da comunidade

Arte Feira Literária – Foto: Divulgação

A vivência literária como ferramenta de transformação social. Esse é o propósito da Feira Literária Memórias Escritas, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, sábado e domingo, a partir das 10h, na Comunidade Morro Azul, no Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste RJ, a iniciativa direciona-se para o fortalecimento de ações de difusão no âmbito da cadeia produtiva do livro e da leitura no estado do Rio de Janeiro. Para isso, contempla diretamente a comunidade com atividades para crianças, jovens e adultos, promovendo a ampliação do acesso aos bens culturais através de uma ampla oferta de atividades literárias ao longo dos dois dias de evento.

– A feira vem para fomentar a valorização do indivíduo, com suas memórias coletivas e individuais, a produção literária, e traz destaque para a importância do livro – explica Thiago Prado, idealizador e produtor do evento.

A Feira Literária ainda faz uma homenagem ao centenário de nascimento do Padre Paulo Riou, francês que trabalhou intensamente para o desenvolvimento da Comunidade Morro Azul, entre os anos de 1952 e 1992.

A programação conta com oficina de imersão na literatura negra no Brasil, contação de história com adaptação da obra de William Shakespeare, roda de conversa, exposição contando a história do Morro Azul e outras atividades lúdicas.

Vista do Morro Azul – Foto: Divulgação

Desafios e possibilidades

Pesquisas revelam que, em média, os brasileiros não leem mais do que 2,43 livros por ano. A prática da leitura traz uma série de benefícios: promove o desenvolvimento, aumenta a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimula a linguagem oral, amplia a capacidade criativa, apura o senso crítico, proporciona entretenimento, amplia o conhecimento, enriquece o vocabulário, aprimora a escrita de redações, minimiza dificuldades acadêmicas, desenvolve o afeto e reduz o estresse.

– É fundamental reverter esse quadro. E quanto antes se consegue fazer a inserção dessa prática na vida do indivíduo, melhor – ressalta Giselda Prado, produtora da feira.

Memória e literatura  

Os produtores da Feira Literária, Thiago Prado e Giselda Prado, são artistas baianos que vivem no Rio de Janeiro há mais de 12 anos. Eles reconhecem a importância da literatura em sua formação artística e pessoal.

– Viemos de uma cidade pequena e, no período escolar, os livros sempre foram bons companheiros – recorda Thiago Prado.

A feira partiu da vontade de espalhar arte e cultura, e sua realização, em parceria com a Associação de Moradores da Comunidade Morro Azul (AMBA), tem sido um presente para os artistas.

– Pensar a memória e exercitar a escrita e produção literária tem sido um caminho para encontrar o meu lugar no mundo – completa Giselda Prado.

O convite para que a feira fosse parte da programação do Centenário de Padre Paulo Riou partiu do presidente da Associação de Moradores de Morro Azul (AMBA), Gilmar Silva, que afirma: “nós conseguimos unir a feira literária ao centenário do Padre. Só quem ganha com isso é a comunidade. Vai poder ouvir e saber da representatividade do Padre Paulo para a nossa comunidade e ter a convicção de que o morro não foi criado ou não foi construído do jeito que se encontra hoje.”

Idealizador do projeto Thiago Prado – Foto: Divulgação

Programação

Dia 04/11

10 – 12h: Oficina Consciência da literatura negra no Brasil: Escrever Memórias em Contos, Crônicas, Diários, Cartas e Poesia, com a professora e pesquisadora Maurina Lima

11h: Contação de história (“Sonho de uma noite de verão” – Shakespeare) – Projeto Brincando com Shakespeare, com os atores e contadores Alan Hauer e Alisson Minas

15h: Roda de Conversa – A memória como elemento para a escrita dramatúrgica, com o Doutor em História, ator e dramaturgo Max Oliveira, o dramaturgo, Mestre em Artes Cênicas e pós-graduado em Roteiro para Teatro, TV e Cinema Fabrício Branco e a mediação da atriz, produtora e pesquisadora Giselda Prado

Durante todo o dia, exposição fotográfica de memórias da Comunidade Morro Azul.

Dia 05/11

10 – 12h: Oficina Consciência da literatura negra no Brasil: Escrever Memórias em Contos, Crônicas, Diários, Cartas e Poesia, com a professora e pesquisadora Maurina Lima

15h: Contação de história (“Sonho de uma noite de verão” – Shakespeare) – Projeto Brincando com Shakespeare, com os atores e contadores Alan Hauer e Alisson Minas

16 h: Bingo literário

17h: Encerramento da Feira

Durante todo o dia, haverá exposição de livros, varal de poesia e exposição fotográfica.

Todas as atividades serão gratuitas.

Para participar da Oficina, é necessário que seja feita uma inscrição até 01/11, por formulário online https://forms.gle/tCcrfyDufFoMYtru7 ou formulário impresso na sede da Associação de Moradores do Morro Azul.)

Local: Comunidade Morro Azul – entrada pela escadaria que fica atrás do metrô do Flamengo.

Idealização: Thiago Prado

Produção: Prado Produções Culturais e Morada Produções

Apoio Institucional: Associação de Moradores do Bairro Azul – AMBA

Patrocínio: Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo