Jovens indígenas participam de encontro sobre valorização cultural

Foto: Divulgação

Mais de 100 jovens indígenas estão reunidos em Campo Grande para o encontro “MS Indígena Respeito e Valorização Cultural”, promovido pela Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena. O evento segue até o sábado (17), no Eco Hotel do Lago.

Presente na abertura do evento, na tarde desta sexta-feira (16), o Secretário de Estado de Cidadania e Cultura, Eduardo Romero, destacou que esse diálogo com a juventude indígena respeita a identidade cultural na construção de políticas públicas.  “O encontro fortalece a relação entre os jovens indígenas e o Governo do Estado, estimulando a participação deles na construção conjunta de ações. Além de ser um momento para que possam pautar as dificuldades enfrentadas, refletir sobre a questão indígena, suas conquistas e seus planos”, finaliza.

Nos dois dias de programação os participantes irão debater temas relacionados às mídias e tecnologias nas comunidades indígenas e a participação social, cidadania e direitos sociais. Além da troca de experiências em rodas de conversas abordando as tecnologias ajudam na resistência e no fortalecimento da identidade indígena.

Nós estamos fechando com esta ação os eventos do ano de 2022 da Subsecretaria. E trazer estes jovens e além de tudo, alguns jovens que são lideranças em suas comunidades para promover uma formação quanto ao uso das tecnologias e promover um processo de intercâmbio de saberes tradicionais é muito importante para a construção das políticas públicas destinadas à nossa população”, ressalta o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza.

Aline de Souza da Silva, da Aldeia Jaguapiru de Dourados (MS) – Foto: Divulgação

Para a jovem Aline de Souza da Silva, da Aldeia Jaguapiru de Dourados, o encontro é de extrema importância. “A gente sabe tudo que aconteceu pós pandemia e o que ainda está acontecendo dentro dos territórios é de muita importância que a gente se encontre e troque experiências e vivências e também formas de lutas diferentes. E nós jovens temos que viver a nossa juventude, mas não podemos esquecer que temos responsabilidades para com as nossas comunidades”.

O encontro reúne jovens dos municípios de Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Douradina, Dourados, Japorã, Porto Murtinho e Tacuru, das etnias Terena, Kadiwéu e Guarani Kaiowá. Além de contar com a presença do rezador Lídio Sanches e do mais jovem cacique dos territórios indígenas do Mato Grosso do Sul, Jorginho Soares, ambos da Aldeia Indígena Te’yikue de Caarapó.

Nós agradecemos o Governo do Estado, através da Subsecretaria por proporcionar este encontro para esses jovens para que eles possam fazer esse intercâmbio, essa troca de ideias e isso vem valorizar o nosso jovem. E hoje eu estou aqui com doze jovens que é a primeira vez que vem para Campo Grande, que querem aprender e trazem na bagagem as suas histórias de vida”, finaliza o Cacique Ivan Vilhalva, da Aldeia Sassoró, do município de Tacuru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo