Fiems e Governo do Estado apresentam potencialidades de Mato Grosso do Sul para indianos

Fotos: Divulgação

A Fiems e o Governo do Estado receberam, nesta terça-feira (21/12), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), um grupo de empresários indianos que vieram em missão para estreitar os laços comerciais entre Mato Grosso do Sul e a Índia. Durante o encontro, foram apresentadas as potencialidades das duas regiões e discutida a possibilidade de uma missão brasileira para o país indiano.

Representando o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o chefe de gabinete da presidência da instituição, Robson Del Casale, deu as boas-vindas aos visitantes e apresentou o panorama industrial de Mato Grosso do Sul, destacando que PIB industrial do Estado é de R$ 23,3 bilhões.

Ainda conforme Robson Del Casale, a Índia é um importante parceiro comercial do Brasil e também de Mato Grosso do Sul. “Atualmente, a Índia é o quarto maior comprador da indústria do Estado, ficando atrás apenas da China, dos Estados Unidos e da Holanda. Em 2022, as vendas da indústria estadual para o mercado indiano alcançaram o equivalente a US$ 181,4 milhões, indicando crescimento de 325%, quando comparado o mesmo período do ano passado”, detalhou.

Fotos: Divulgação

Os principais produtos comprados pela Índia de MS em 2022 foram óleo de soja bruto, açúcar e couro bovino. Já os principais produtos exportados pela Índia para MS no mesmo ano foram produtos têxteis, máquinas, aparelhos elétricos e suas partes e produtos químicos.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, o encontro marca uma nova posição importante quanto às relações entre Mato Grosso do Sul e Índia. “A Índia estava um pouco fora do nosso foco estratégico até esse momento, mas com certeza temos interesse em estreitar nossos laços comerciais. Nossa visão estratégica é de diversificação de venda dos nossos produtos e temos interesse em participar de missões a partir de 2023 para conhecer melhor o mercado indiano”, afirmou.

O representante do Ministério da Agricultura Indiana, Manoj Kumar, reforçou que há diversas áreas comerciais a serem exploradas entre Mato Grosso do Sul e Índia. “Qualquer estado da Índia e maior do que qualquer país da Europa, o que significa que há um grande potencial para a venda dos produtos sul-mato-grossenses e queremos intensificar nosso relacionamento internacional e comercial. Agradeço a hospitalidade e espero recebe-los em nosso país em breve”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo