Enel já instalou 500 mil medidores inteligentes em São Paulo

Tecnologia permite mais agilidade e preserva meio ambiente

A concessionária de energia elétrica Enel Brasil, que atua em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, informou nesta sexta-feira (6) que ultrapassou a marca de 500 mil medidores inteligentes (smart meter) instalados na capital paulista.

Medidores inteligentes em São Paulo (Foto: Enel)

Medidores inteligentes em São Paulo (Foto: Enel)

A empresa já investiu R$ 470 milhões na iniciativa, sendo R$ 145 milhões provenientes do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional do Setor Elétrico (Aneel).

“Esta tecnologia é a porta de entrada dos consumidores na nova era da energia. A transição energética passa pela digitalização das redes, especialmente nos grandes centros urbanos.

Unimos a expertise global da Enel neste tipo de tecnologia à fabricação local dos equipamentos, com o apoio de parceiros, para antecipar aos nossos clientes os benefícios que esta inovação é capaz de proporcionar”, disse Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.

Entre os benefícios para o consumidor está o acompanhamento em tempo real do consumo de energia, com acesso instantâneo à fatura digital via aplicativo.

Em caso de desabastecimento, a nova tecnologia busca viabilizar um atendimento mais rápido, devido à possibilidade de verificação remota das ocorrências pelas equipes técnicas. Serviços como religação e solicitação de corte também ficaram mais ágeis.

A tecnologia de medição inteligente também leva a ganhos para o meio ambiente: a estimativa da Enel é evitar a emissão de 20 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera até 2030, graças a serviços remotos, como a leitura de consumo, evitando deslocamento de equipes. Na Itália, a empresa já adotou, desde 2006, o maior sistema de medição inteligente do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo