Embaixador russo é assassinado a tiros em Ancara, na Turquia

Embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, momentos antes de ser assassinado na Galeria de Arte de Ancara, capital do país – Foto: Burhan Ozbilici/AP

O embaixador russo na Turquia, Andrei Karlov, foi assassinado nesta segunda-feira (19/12) quando visitava uma galeria de arte em Ancara, capital do país. O criminoso, de 22 anos, foi identificado como sendo um membro da polícia turca e foi morto pelos próprios colegas que faziam a segurança no local.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o responsável pelo crime, antes de cometer o ataque, teria gritado: “Allahu Akbar” (Alá é Grande). Após o assassinato ele afirmou que estava agindo em defesa da Síria.

Membros das Forças de Segurança da Turquia chegaram rapidamente a galeria de arte, que foi isolada e cercada. Todos que estavam no interior do prédio somente puderam sair após serem identificados.

Atirador é flagrado por cinegrafistas e fotógrafos no local do crime – Foto: Burhan Ozbilici/AP

O Ministério das Relações Exteriores da Turquia identificou o suspeito como sendo Mevlut Mert Altintas, de 22 anos. Ele trabalhava em uma tropa de choque da polícia de Ancara havia 2 anos.

A porta-voz do Ministério da Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, classificou o assassinato como sendo um “ataque terrorista” e cobrou explicações da Turquia. Até o momento nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

Hoje em Ancara, como resultado de um ataque, o embaixador da Rússia na Turquia foi morto“, afirmou Maria Zakharova.

O jornal norte-americano Washington Post publicou uma reportagem em seu site de notícias afirmando que o atirador teria gritado momentos antes de atirar a seguinte frase: “Não esqueçam de Aleppo!, Não esqueçam da Síria! Vocês não ficarão seguros até que nossas cidades tenham segurança. Somente a morte pode me levar daqui. Nós somos aqueles que prometeram fidelidade a Maomé para fazer a jihad (guerra santa)”.

A Polícia Turca informou que o suspeito pelo ataque teria mostrado uma identificação oficial para entrar na galeria de arte em Ancara. Ainda não se sabe ele estava em serviço ou não.

Neste momento chega à redação do Campo Grande Notícias, a informação de que policiais turcos prenderam na cidade de Aydin, a irmã e a esposa do atirador. Ambas foram levadas a uma delegacia, aonde estão sendo interrogadas.

O embaixador turco chegou a ser socorrido pelas equipes de emergência, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar ao hospital.

A exposição que o embaixador Andrei Karlov estava visitando na Galeria de Artes de Ancara chamava-se ‘Rússia Vista pelos Turcos’ e era patrocinada pela Embaixada Russa.

A segurança foi reforçada na Embaixada Russa em Ancara e policiais turcos fazem o policiamento na área externa da representação diplomática.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo