Descubra como desfrutar da experiência de ouvir rádio através da TV

Nova parabólica digital chega às famílias de baixa renda com 20 estações de rádio gratuitas, trazendo música, notícias e entretenimento

O bom e velho rádio continua sendo o xodó da casa para muitas famílias, um companheiro que oferece aquela trilha sonora perfeita e muita informação ali, à beira do fogão, ou durante a faxina. Sejam jovens ou idosos, seus ouvintes são pessoas que apreciam a nostalgia e a praticidade que esse meio de comunicação proporciona. O que muita gente não sabe é que existe a possibilidade de ouvir rádio também pela TV, por meio da nova parabólica digital.

Foto: Divulgação

Entre os mais de 80 canais oferecidos, pelo menos 20 são de rádios, com uma qualidade de som melhor do que o bom e velho radinho de pilha. E de graça. Há opções de gêneros musicais, de notícias e as estações religiosas. A lista é grande, e tem opções como Bandeirantes, Band News FM, Jovem Pan News, Aparecida News, Rádio Gospel, Rede Life Brasil e Saudade FM.

Para aproveitar essa experiência, é preciso substituir a parabólica convencional pela nova parabólica digital. Isso porque os equipamentos antigos deixarão de funcionar em breve, mas antes disso, poderão sofrer interferências, ruídos e chiados, até ter o sinal interrompido após a chegada da tecnologia 5G. Famílias de baixa renda, inscritas em algum programa social do Governo Federal, podem ter direito à instalação gratuita do kit com a nova parabólica digital, desde que tenham a parabólica antiga instalada e funcionando.

A mudança

A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital está sendo feita pela Siga Antenado, entidade sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e responsável por oferecer o serviço de migração das parabólicas em todo o país, sem qualquer custo. A mudança acontece devido à chegada da tecnologia 5G, que vai operar na mesma frequência da parabólica tradicional (Banda C). Assim, a população que utiliza esse serviço para receber sinal de TV aberta deverá trocar seus equipamentos pelos que operam em outra faixa, a Banda Ku.

A dona de casa Maria da Conceição Silva, 59 anos, moradora de Barretos, em São Paulo, começa a ouvir logo cedo sua rádio favorita, a Rádio Rede Vida FM. Mas ela não sabia que poderia acompanhar tudo pela televisão também. “Aqui já temos a parabólica digital. Fiquei feliz em saber que posso continuar ouvindo meu programa de rádio pela TV e ainda conhecer outras opções!”, comemora.

Maria da Conceição faz parte do grupo de mais de 780 mil beneficiários que fizeram o agendamento e a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. Quem quiser saber se também tem direito a receber o equipamento deve entrar no site (clique aqui) e informar o NIS (Número de Identificação Social) ou CPF. Outra opção é ligar para 0800 729 2404.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo