Como um castelo em Gana ajuda a contar a história do Brasil

Cape Coast Castle, na antiga Costa do Ouro, foi um entreposto escravista que dominou o tráfico de cativos no século 18

Cape Coast Castle (Foto: Divulgação)

Cape Coast Castle (Foto: Divulgação)

Em julho de 2009, o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, viajou com sua esposa, Michelle, e as duas filhas, Malia e Sasha, para a África. Entre os vários lugares em que eles passaram, um dos mais marcantes foi o Cape Coast Castle, em Gana – um forte construído pelos britânicos em 1652 na costa do que hoje é o território ganês, mas que era conhecido no século 17 como Costa do Ouro.

Ali, sob as regras coloniais britânicas, navios europeus chegavam para adquirir escravos que seriam revendidos nas Américas, sobretudo no Brasil e no Caribe.

Segundo documentos, a família de Michelle Obama teria sido vendida ali para traficantes que a levou para os Estados Unidos escravista. “Como afro-americanos, há um sentido especial que, de um lado, mostra como esse lugar é profundamente triste. De outro, é justamente aqui que a jornada de muitos americanos começou. É uma fonte de esperança também”, escreveu o ex-presidente à época.

O Cape Coast Castle tem uma importância significativa na história do Brasil escravista, já que muitos dos africanos cativos vendidos para a colônia portuguesa na América saíram dali.

Em 1652, uma companhia sueca contratou Henrik Carlof, um negociante polonês, para negociar um acordo com as autoridades de Efutu, um pequeno reino africano que controlava a Costa do Ouro. Assim, ele foi ganhando permissões para abrir facilidades econômicas ao longo da costa, até chegar a construir um forte, o Carlusborg, nomeado em homenagem ao então rei da Suécia. Era um palácio alto, feito com pedra e que serviria, anos depois, como base para o castelo.

O Forte de Carlusborg permaneceu sob regras suecas até 1657, quando a Danish West India Company, da Dinamarca, o tomou em um conflito armado. Era o início de um período em que o prédio passaria por muitas mãos: holandeses e suecos e, então, britânicas quando uma pequena frota marítima assumiu o comando do castelo em uma batalha capitaneada pelo navegador Robert Holmes. Rebatizado de Cape Coast, ele permaneceria sob as rédeas britânicas até 1957.

O prédio foi reconstruído em 1699, quando teve o espaço alargado, e passou por muitas reformas ao longo de todo o século 18, usando materiais locais e importados. A cobertura tinha proteções semelhantes à telha de fibrocimento que é muito comum nas casas brasileiras de hoje. Dados mostram que, em 1797, cerca de 50 mil tijolos e 2 mil telhas foram importadas da Inglaterra.

Ao longo daquele século, o tráfico de escravos correspondia a 90% da economia da Costa do Ouro.

No século 18, o castelo serviu como um grande “empório” para o negócio escravista britânico: milhares de africanos cativos, alguns trazidos de distâncias longuíssimas continente adentro, foram colocados dentro do Cape Coast Castle para serem vendidos aos navios negreiros. Durante o intervalo entre o sequestro ou a compra e a espera pelos barcos, os escravos eram aprisionados dentro da construção, em buracos sem ventilação nem janelas.

Quando a Inglaterra aboliu o tráfico de escravos que praticava no Atlântico, em 1807, cerca de 90% do comércio que os britânicos tinham na Costa do Ouro era ilegal. Na época, enquanto alguns pediam que os domínios do reino na África fossem simplesmente abandonados, um ato do parlamento transferiu o controle do Cape Coast da companhia que o administrava para a Coroa Britânica, em 1821. Foi assim que o prédio serviu como sede da administração inglesa na Costa do Ouro até 1877, quando o governo colonial foi transferido para o forte de Christianborg – outro palácio construído pelos europeus para traficar escravos.

Desde então, o Cape Coast ja foi um prédio administrativo, um tribunal e até uma escola. Quando Gana se tornou independente, em 1957, o castelo passo por uma nova restauração, bancada pelo governo que se formava. A ideia era transformá-lo em um museu, que funciona até hoje e atrai turistas – principalmente afro-americanos, como Barack Obama – sobre a triste história que aconteceu ali.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo