Colégio Dante Alighieri realiza a quinta edição de sua feira científica FeNaDANTE aumentando participações internacionais

Com 138 projetos finalistas, neste ano, a FeNaDANTE irá credenciar vencedores em feiras como Febrace, Mostratec, Febic e Genius Olympiad, entre outras

Nesta semana acontece quinta edição da Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri, a FeNaDANTE, realizada pelo Colégio Dante Alighieri. Um de seus principais objetivos é a divulgação das pesquisas de pré-iniciação científica feitas por estudantes de escola regular do 9º ano do Fundamental 2 à 3ª série do Ensino Médio. Após dois anos em que aconteceu de forma remota ou híbrida, por conta da pandemia, a feira voltou, em 2022, a ser realizada de modo 100% presencial e já vive aumento do número de projetos, de 115 no ano passado para os 138 deste ano. O evento ocorre até o sábado, dia 30, quando será realizada a premiação e, neste ano, tem como tema Ciência e Tecnologia para transformar realidades.

Sede do Colégio Dante Alighieri em São Paulo – Foto: Divulgação

Pela terceira vez, a FeNaDANTE recebeu inscrições vindas de escolas estrangeiras, consagrando-se como uma das maiores feiras científicas estudantis internacionais realizadas por um colégio brasileiro. Neste ano, entre os 138 projetos finalistas, com cerca de 250 estudantes concorrendo, 65 são de escolas espalhadas pelo Brasil, vindo de 18 estados. Houve também um aumento da participação internacional. De sete projetos no ano passado, receberam neste ano um total de 19, vindos de seis países: Paraguai, Mexico, Argentina, Chile e Peru. Os alunos do Dante totalizam 58 projetos concorrentes.

Avaliação

A comissão da FeNaDANTE baseou-se na qualidade e no potencial de inovação que estes projetos apresentam. Mais de 100 avaliadores farão parte de banca julgadora. Entre eles, estão pesquisadores, mestres e doutores, da USP, Unicamp, Unesp, Hospital das Clínicas e Hospital Sírio Libanês.

Os projetos também passarão por votações populares no Facebook, mas apenas os votos dos 100 avaliadores externos que serão usados na contagem final para definição dos selecionados.

Premiação 

Os projetos serão premiados em 1º, 2º e 3º lugar por área de conhecimento, e poderão receber troféu e/ou medalha. As áreas de conhecimento são: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Agrárias; Tecnologia da Informação e Engenharia.

Informação

Entre os prêmios está também o credenciamento em feiras parceiras e afiliadas da FeNaDante, como Febrace; Mostratec; Febic; Mctia; Expoceti; Ciência Jovem; Mostra de Ciências do Clube; Milset; Genius Olympiad; Fetec MS; Feria Científica y Tecnológica Escolar; Muestra Cientifica Latinoamericana; WebValley e I Giovani e Le Scienze.

Os trabalhos premiados também poderão receber convite para publicação do trabalho na revista InCiência, revista do Dante especializada em divulgar projetos de pré-iniciação científica.

Todos os participantes receberão uma certificação de participação.

“Ao longo do tempo a FeNaDANTE tem crescido em relevância entre os eventos que valorizam o protagonismo dos estudantes, principalmente na área de pré-iniciação científica, sendo, desde o início, a maior competição feita por um colégio brasileiro. Nos deixa muito felizes também o aumento do interesse de projetos estrangeiros, que, neste ano, somam 22”, afirma Valdenice de Cerqueira, diretora-geral educacional do Colégio Dante Alighieri e responsável pelo programa de pré-iniciação científica do colégio, o Cientista Aprendiz, e pela FeNaDANTE.

Vivência estudantil e oficina aos professores

Desde o ano passado, como parte do calendário de atividades da feira, os estudantes terão uma tarde de intercâmbio cultural e recreativo, com várias atividades de integração, incluindo uma apresentação deles sobre seu estado ou país de origem. “O momento da integração propicia a socialização entre os estudantes, além de trocas de experiências, o que é muito benéfico para eles”, prevê Percia Paiva Barbosa, coordenadora Assistente do Programa Cientista Aprendiz, que participa da organização da feira.

Durante a feira, o Dante oferecerá oficinas gratuitas aos professores visitantes. “É uma forma de prestigiarmos estes professores que trabalham com afinco para o desenvolvimento de seus alunos, muitas vezes em situação de grande dificuldade”, afirma Percia. Ela explica que as oficinas destinadas aos professores visitantes têm o intuito de auxiliá-los em suas futuras orientações científicas, como também pretendem ampliar o repertório de conhecimento desses educadores sobre diferentes áreas. As oficinas abordam temas como observação de pássaros; Chat GPT; práticas de subsídio à leitura; Biotecnologia; manejo de lixo nas escolas, entre outras.

Sobre o Colégio Dante Alighieri – Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o percurso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir criticamente sobre o papel dos seres humanos na sociedade.

Serviço

Evento: 5ª Feira de Ciência e Tecnologia das Nações – Colégio Dante Alighieri (FeNaDante)

Data: de 25 a 30 de setembro de 2023 – segunda-feira a sábado (premiação)

Local: Colégio Dante Alighieri. Alameda Itu, 560, Cerqueira Cesar

Visitação aberta ao público:  

A entrada é gratuita nos dias de visitação, os ingressos devem ser adquiridos antecipadamente neste site.

Dias de visitação:

26/setembro – terça-feira das 14h30 às 18h30

27/setembro, quarta-feira das 14h30 às 18h30

28/setembro, quinta-feira, das 14h30 às 17h30

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo