Casarão Brasil promove ‘Desintoxica SP’ para a população LGBTI+

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde serão oferecidas no dia 26 de novembro, sábado, das 14h às 17h

Foto: Divulgação

O Casarão Brasil é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2008, criada com o intuito de inovar as atuações política e social em favor da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI), e em novembro promove o Desintoxica SP, ação voltada para o cuidado com a saúde e bem-estar da pessoa em situação de vulnerabilidade. O encontro acontece no próximo dia 26 de novembro, sábado, no Casarão Brasil, das 14h às 17h. Voluntários(as) do movimento vão oferecer atenção humanizada e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

O projeto é aberto a toda a população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade, principalmente em situação de rua. O acolhimento terá início a partir das 13h e será encerrado às 13h30, quando está prevista uma roda de conversa terapêutica, seguida das práticas integrativas, a partir das 14h. A expectativa do Desintoxica SP é de atender 50 pessoas.

A ação promove bem-estar mental, emocional e físico da população LGBTQIA+. Segundo projeção do Censo em 2021, cerca de 3% das mais de 30 mil pessoas em situação de rua na Cidade de São Paulo são LGBTI+ e, historicamente, sofrem discriminação, falta de acolhimento e ausência de políticas públicas dos serviços de promoção à saúde.

A iniciativa Desintoxica SP no Casarão Brasil busca oferecer cuidados para essa população. A roda de conversa terapêutica vai debater dores e angústias da trajetória pessoal e coletiva das acolhidas pelo Casarão, além de construir o vínculo inicial necessário para concretizar as propostas do Desintoxica SP.

Foto: Divulgação

Na sequência, a partir das questões levantadas na roda de conversa, os atendimentos serão iniciados com enfoque nas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), entre elas acupuntura sistêmica, auriculoterapia, massoterapia, reiki, aromaterapia e cromoterapia.

A definição da técnica utilizada será feita pelo/a terapeuta, dentro das limitações físico-emocionais das participantes e levando em conta desequilíbrios energéticos aos quais a comunidade LGBTQIA+ e a população em situação de rua estão mais expostos.

A atividade contará com cerca de 20 terapeutas, quatro macas de atendimento e duas caixas de materiais. Essa é a segunda edição do evento no Casarão Brasil, a primeira aconteceu em outubro, com o mesmo tema.

Desintoxica SP no Casarão Brasil

26 de novembro, sábado

Das 14h às 17h

Rua Igara Paraná, 94. Vila Emir, próximo à estação Autódromo do Trem

Programação

13h – Acolhimento

13h30 – Roda de conversa terapêutica

14h – Início das Práticas Integrativas

17h – Finalização dos acolhimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo