Cambury, em Ubatuba, terá o 1º festival gastronômico em junho

O I Festival Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury – Alimentação Saudável acontecerá no dia 15 de junho. Será mais uma atividade ligada ao Projeto Maré Alta, apoiado em Ubatuba (SP) pelo Instituto Arcor Brasil como parte do segundo ciclo do Fundo Comunidade em Rede.

O Festival é resultado das oficinas realizadas no Projeto Maré Alta, com o objetivo de contribuir para a mudança na relação dos moradores de Cambury, em sua maioria pescadores e caiçaras, com os alimentos, de modo a evitar desperdícios, cuidar do meio ambiente e exercer o consumo consciente, além da geração de renda.

Sob a coordenação da bióloga Jane Fernandes, foram realizadas oficinas nos meses de março e abril, com a participação de muitas mulheres da comunidade de Cambury. O propósito, segundo a bióloga, é que a comunidade tenha noções de itens como prática de receitas saudáveis e sustentáveis, estocagem de alimentos, compostagem caseira, hortas orgânicas, benefício de alimentos orgânicos e integrais e gastronomia alternativa.

“A biodiversidade do Litoral Norte é muito rica e propicia muitas alternativas em gastronomia saudável”, comenta a Jane Fernandes. Ela destaca que nas oficinas são detalhados todos os passos relacionados a uma alimentação saudável, desde a compra e a escolha dos alimentos até a preparação das refeições, consumo e a destinação correta dos resíduos.

As oficinas são abertas com uma palestra curta e rápida, seguida de rodas de conversas e do exercício de boas práticas ligadas à alimentação saudável. O I Festival Gastronômico da Comunidade Tradicional do Cambury – Alimentação Saudável vai coroar esse ciclo inicial junto às moradoras.

Em abril foram destacados pontos como consumo abundante de alimentos de origem vegetal; produtos hortícolas, tubérculos, leguminosas frescas; consumo de produtos frescos das comunidades tradicionais de Ubatuba, minimamente processados e sazonais; e consumo de azeite como principal fonte de gordura e o consumo baixo a moderado de lacticínios.

O Fundo Comunidade em Rede visa fortalecer as organizações de base parceiras e contribuir para a construção de projetos territoriais coletivos.     A iniciativa resulta da parceria entre a Inter American Foundation (IAF), dos Estados Unidos, e seis membros do Bloco Brasil da RedEAmérica, inclusive o Instituto Arcor Brasil, gestor financeiro do Fundo.

Na primeira fase do Fundo, entre 2014 e 2016, foram onze projetos apoiados, em quatro estados. Muitos deles têm continuidade agora, em uma segunda fase. É o caso do Projeto Maré Alta, em Ubatuba, apoiado pelo Instituto Arcor Brasil, que também dá suporte técnico e financeiro aos projetos Fala Comunidade em Ação e Bragança Articulada em Rede, em Bragança Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo