Associação Pró-Dança celebra o Dia dos Bailarinos

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro, acontecem atividades presenciais e virtuais gratuitas na cidade de São Paulo

A Associação Pró-Dança – organização social responsável pela gestão da São Paulo Escola de Dança e da São Paulo Companhia de Dança, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, dirigidas por Inês Bogéa – prepara ações para comemorar o Dia dos Bailarinos, celebrado em 1º de setembro, com programação gratuita na capital do estado.

Cena de Cartas de Amor – Crédito: Marcos Alonso | Cena de Umbó – Crédito: Iari Davies

Esta data é importante para nós, e mais uma oportunidade de inspirar e levar nossa dança para além dos espaços tradicionais – inclusive o digital -, a fim de nos conectarmos com diversas plateias. Estamos sempre em diálogo com o mundo atual, especialmente neste ano em que a SPCD completa 15 anos e no qual também estamos em plena expansão das atividades da SPED”, fala Inês Bogéa.

São Paulo Escola de Dança

A São Paulo Escola de Dança – Centro de Formação em Artes Coreográficas – e o Metrô de São Paulo, por meio do programa Linha da Cultura, promovem um espetáculo de dança gratuito e aberto ao público, no dia 1º de setembro, das 12h às 12h30. No Mezanino Interno da Estação República (Linha 3 – Vermelha), os usuários do transporte público poderão apreciar a apresentação da obra Cartas de Amor (2023), que aborda o reconhecimento de si diante da partida de uma pessoa amada.

Neste dia, o público poderá conferir duas coreografias – das cinco que compõe originalmente a obra -, assinadas por Sérgio Rocha e Leilane Teles. Em cena, 20 intérpretes – estudantes dos Cursos Regulares da Escola – revelam a potência da dança em uma obra multifacetada e dinâmica.

Sob direção artística e educacional de Inês Bogéa, o grupo de estudantes – que no último mês se apresentou pela primeira vez na 5ª Semana Paulista de Dança, no MASP –, dançará ao som de músicas gravadas pela Escola de Música Tom Jobim.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), em parceria com o Metrô de São Paulo, prorroga a exposição de fotos São Paulo Companhia de Dança – 15 anos, até o dia 10 de setembro, na Estação Brás. As imagens – obras marcantes de seu repertório registradas pelos artistas Arthur Wolkovier, Charles Lima, Édouard Lock, Fernanda Kirmayr, João Caldas, Marcelo Machado, Rogério Alves Sobrado e Silvia Machado – já passaram pelas estações Sé e Luz desde abril e impactaram mais de 15 milhões de pessoas.

Já na sede da Companhia, localizada na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a superintendente de Desenvolvimento Institucional, Marcela Benvegnu, ministra a oficina de capacitação Por Dentro da SPCD, no dia 1º de setembro, das 15h às 17h. Com vagas limitadas e preenchidas por ordem de inscrição, a atividade terá como foco uma imersão nos bastidores e rotina de uma companhia profissional. Os participantes devem ter idade a partir de 14 anos e receberão certificado digital após a conclusão. Inscrições pelo link https://forms.gle/bJtwy8Es9AZnDC8u5

Por fim, em parceria com o Teatro Sérgio Cardoso – instituição cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, com gestão da Amigos da Arte -, a SPCD realiza transmissão online entre os dias 1° e 3 de setembro. O público poderá rever ou assistir pela primeira vez os três programas que foram apresentados em junho, pelo canal da Companhia no YouTube (https://www.youtube.com/@AudiovisualSPCD).

São obras clássicas e contemporâneas que revelam toda a diversidade do repertório da companhia e também celebram os 15 anos de história, recém-completados. Confira a programação abaixo:

1º/9 (sexta-feira) – 20h | Transmissão Online | Giselle – Ato II e Umbó

Giselle – Ato II (2021), de Lars Van Cauwenbergh, é inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e integra o repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos. Também será possível assistir a Umbó (2021), de Leilane Teles, que se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre a vontade de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida da coreografia, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção. Esta criação de 2021, agora em 2023, ganhou novo formato, pois passou a contar com 14 bailarinos, o que faz com que a cena se reconfigure.

2/9 (sábado) – 20h | Transmissão Online | Les Sylphides (Chopiniana) e Partita

Les Sylphides (Chopiniana) (2021) é primeira remontagem de Ana Botafogo para a SPCD. Coreografada originalmente em 1909 por Michel Fokine (1880-1942), a partir de composição de Frédéric Chopin (1810-1849), esta é uma obra que evoca a era romântica da dança clássica. A transmissão conta também com Partita (2022), terceira criação de Stephen Shropshire para a SPCD. A obra é inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, os bailarinos exploram o espaço cênico e reescrevem cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes.

3/9 (domingo) – 18h | Transmissão Online | Suíte de Paquita; Ibi – da Natureza ao Caos; I’ve Changed My Mind

Será possível conferir a Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula, remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). A coreografia emana energia e vigor enquanto os bailarinos na cena executam uma série de movimentos difíceis com bastante agilidade, o que faz o III ato deste balé ser considerado uma celebração da dança clássica. O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos (2022), de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak. A transmissão encerra com a criação do israelense Shahar Binyamini, I’ve Changed My Mind (2023), um questionamento sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. O título traduzido como “Eu Mudei de Ideia”, está ligado ao processo de criação artístico na sala de ensaio, sendo que em alguns momentos precisamos renunciar a alguns conceitos e abraçar o que é incógnito.

Serviço – Dia dos Bailarinos

Ações SPED

Espetáculo: “Cartas de Amor”

Data: 1º de setembro (sexta-feira), das 12h às 12h30

Local: Estação República (Linha 3 – Vermelha), Mezanino Interno

Classificação etária: Livre

Apresentação gratuita

Ações SPCD

Exposição de fotos ‘São Paulo Companhia de Dança – 15 anos’ em São Paulo/SP

Data: até 10 de setembro de 2023

Local: Estação Brás (Linha 3 – Vermelha)

Oficina ‘Por Dentro da SPCD’ em São Paulo/SP

Data: 1º de setembro (sexta-feira), das 15h às 17h

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade – R. Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP, 01123-001

Inscrição: Vagas limitadas para pessoas a partir de 14 anos.

Link: https://forms.gle/bJtwy8Es9AZnDC8u5

Transmissão Online | Giselle – Ato II e Umbó

Data: 1/9 (sexta-feira) – 20h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=eOii2gNPQVU

Transmissão Online | Les Sylphides (Chopiniana) e Partita

Data: 2/9 (sábado) – 20h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=afGDKBsJlWs

Transmissão Online | Suíte de Paquita; Ibi – da Natureza ao Caos; I’ve Changed My Mind

Data: 3/9 (domingo) – 18h

Link: https://www.youtube.com/watch?v=wOS_BDxcQnE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo