Aeroporto em Berlim é desativado e transformado em parque

Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, nos dias atuais – Foto: Divulgação/Reprodução

Aeroporto de Tempelhof em Berlim, na Alemanha, nos dias atuais – Foto: Divulgação/Reprodução

O Aeroporto de Tempelhof, localizado em Berlim, capital da Alemanha, construído pelos nazistas em 1930 e utilizado pelos aliados para ajudar os moradores durante a Guerra Fria, encontram-se totalmente abandonado e está se transformando aos poucos em parque temático pela população.

De acordo com as autoridades locais, o Aeroporto de Tempelhof foi um dos grandes aeroportos de Berlim, juntamente com o Tegel e o Schönefeld.

Durante a Segunda Guerra Mundial, serviu de oficina mecânica e de manutenção para as aeronaves da viação civil, como também, para aviões da Luftwaffe, a Força Aérea Alemã durante o regime nazista. Já no fim da guerra serviu de abrigo para civis, que tentavam se proteger dos bombardeios aéreos que devastaram a cidade de Berlim.

As autoridades alemãs desativaram o Aeroporto de Tempelhof em 30 de outubro de 2008, tendo os prédios, hangares e as pistas de pousos e decolagens ficado intactos.

Os moradores de Berlim decidiram por vontade própria utilizar o espaço como área de lazer e transformaram o antigo aeroporto em um parque de diversão.

Atualmente, a aérea é um grande parque público, tendo as pistas de pousos e decolagens sido transformadas em ciclovias. Uma grande área toda gramada se tornou local de pousos de paraquedistas e parapentes.

Em um dos prédios do Aeroporto de Tempelhof são realizados shows de rock, eventos corporativos e festivais.

As autoridades alemãs, no entanto, estão pretendendo transformar o Tempelhof em abrigo para refugiados, em um momento em que o país vem recebendo um grande fluxo de imigrantes desde a Segunda Guerra.

Os berlinenses não gostaram da decisão das autoridades locais e prometeram resistir.

Com informações das Agências France Presse e Deutsche Welle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo