Xixi fora do lugar? Seu pet pode estar com incontinência urinária

Doença também pode acometer os animais, sendo a castração uma das principais causas associadas a enfermidade em cadelas; fique atento aos sinais e não deixe de consultar o veterinário!

Foto: Divulgação

São Paulo (SP) – Aquele xixi no lugar errado ou que escapa durante o sono nem sempre é rebeldia ou representa algum pesadelo do pet. Fazer xixi fora do lugar é um dos principais sinais que o seu cachorrinho pode estar com incontinência urinária. A forma mais comum de incontinência urinária em cadelas ocorre após a castração devido a diminuição dos níveis de estrógeno, segundo Silvana Badra, médica-veterinária e Gerente de produto pet da MSD Saúde Animal. A boa notícia é que o problema tem tratamento. Saiba mais a seguir:

O que é a incontinência urinária? 

A incontinência urinária é o ato de eliminar urina sem que ocorra o ato de micção, ou seja, de maneira involuntária. O tutor deve estar alerta, pois alguns sinais como roupa de cama úmida ou com odor de urina, gotas de urina pela casa e lambedura excessiva da região genital, podem indicar que o pet está com a enfermidade.

Por que ela ocorre? 

De acordo com Silvana, a incontinência urinária pode ter várias causas, como infecções e inflamações do trato urinário, disfunções neurológicas, alterações congênitas, dentre outras.

A forma mais comum em cadelas ocorre após a castração devido a diminuição dos níveis de estrógeno”, alerta.

Como tratar a incontinência hormônio dependente em cadelas castradas?

O tratamento é muito importante, pois a enfermidade pode trazer problemas secundários ao animal, como cistites, dermatites ao redor da região genital, alterações de comportamento, sem contar que em alguns casos pode até mesmo alterar o convívio do pet com a família.
A incontinência hormônio dependente em cadelas castradas pode ser tratado. “É fundamental consultar o médico-veterinário, pois ele é o profissional capaz de fazer o diagnóstico correto e orientar quanto ao melhor tratamento”, reforça Silvana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo