Vulcão Popocatépetl entra em erupção no México, e aeroportos são fechados

O Vulcão Popocatépetl, situado no Centro do México, entrou em erupção neste sábado (20), obrigando as autoridades a suspenderem as operações de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional da Cidade do México, capital do país.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, por enquanto não há risco iminente, porém, as autoridades estão monitorando as atividades do vulcão para evitar tragédias.

O Vulcão Popocatépetl, no Centro do México, entrou em erupção neste sábado (20) e obrigou as autoridades a fecharem os aeroportos da região. – Foto: Jose Castañares /AFP

As autoridades do México monitoram o vulcão durante os 365 dias do ano, devido ao risco que ele oferece a população das cidades próximas da montanha onde ele se situa.

O Aeroporto Internacional da Cidade do México foi fechado porque cinzas foram desprendidas da cratera do vulcão, colocando em risco as aeronaves.

Autoridades e especialistas disseram que a montanha onde o Vulcão Popocatépetl está localizado emitiu fumarolas e conteúdos incandescentes durante a noite de sexta-feira (19) e a madrugada deste sábado (20).

A Defesa Civil do México recomendou que as pessoas que residem próximas ao vulcão deixem imediatamente suas casas, buscando abrigo em casas de familiares e amigos e em escolas.

As autoridades mexicanas mantiveram o nível de alerta ‘Amarelo Fase 2’, que contemplam a precipitação de cinzas e material incandescente (lava) perto da cratera.

Por precaução, o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (AIFA), localizado próximo a capital, também foi fechado e as decolagens foram canceladas.

Todos os voos foram suspensos por tempo indeterminado e os pilotos das aeronaves que se aproximavam para pousar, foram orientados a seguirem para outros aeroportos do país.

Com informações das Agências AFP e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo