Vulcão entre em erupção na Guatemala e autoridades podem fechar aeroportos

Vulcão do Fogo entra em erupção na Guatemala e autoridades colocam a Defesa Civil em estado de alerta máximo — Foto: Johan Ordonez/AFP

O Vulcão de Fogo, localizado nas fronteiras dos departamentos de Chimaltenango, Escuintla e Sacatepéquez, na Guatemala, entrou em erupção neste sábado (10), expelindo cinzas e lavas. Antes da erupção houve uma explosão que assustou moradores próximos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o vulcão fica localizado a aproximadamente 16 km a Oeste de Antigua Guatemala, uma das cidades mais famosas do país e um destino turístico.

Por enquanto as autoridades não determinaram e evacuação de moradores que residem nas proximidades do vulcão, porém podem fechar os aeroportos e o espaço aéreo devido ao risco de acidentes com aeronaves.

O vulcão é um dos mais ativos da América Central, e na última erupção ocorrida em 2028 as autoridades guatemaltecas contabilizaram 200 mortes.

O Instituto de Vulcanologia da Guatemala divulgou um boletim informativo que diz o seguinte: “O Vulcão de Fogo apresentou um aumento de sua atividade e nos últimos minutos entrou em fase de erupção. A erupção é principalmente efusiva acompanhada de pulsos incandescentes da fonte de lava”.

Segundo a instituição guatemalteca, a erupção do vulcão, de 3.763 metros de altura, e localizado a 35 km a Sudoeste da Cidade de Guatemala, capital do país, gera “constantes explosões de intensidade fracas, moderadas e fortes”.

A erupção provocou uma fonte incandescente de lava que ultrapassou os 500 metros acima da cratera, além de uma coluna de cinzas que se elevou a mais de 1 km do topo do vulcão.

Até o momento as autoridades guatemaltecas não ordenaram evacuações preventivas de moradores que residem nas imediações do vulcão, porém alguns habitantes estão saindo por vontade própria.

O porta-voz da Coordenação Nacional de Redução de Desastres (Conred) da Guatemala, Rodolfo Garcia, informou que por ora não há risco para as populações que residem próximas ao vulcão, mas ressaltou que a Defesa Civil se encontra em estado de alerta máximo.

Rodolfo Garcia disse ainda que permanece em contato com as autoridades dos povoados próximos ao vulcão por causa das cinzas que estão sendo expelidas, que podem ser altamente tóxicas.

Com informações das Agências Associated Press e France Presse

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo