Vulcão entra em erupção no Sudoeste do Japão

O vulcão que fica localizado na Ilha de Kuchinoerabu, no Sudoeste do Japão entrou em erupção na manhã desta quinta-feira (17/01), deixando as autoridades locais preocupadas. Ainda não há registro de vítimas ou danos.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, apesar da preocupação, as autoridades japonesas não emitiram ordem de retirada da população que residente próximo ao vulcão.

Vulcão entra em erupção no Sudoeste do Japão, deixando moradores e autoridades assustados – Foto: Japan Meteorological Agency/AFP

O porta-voz do governo local, Shogo Sado, disse em entrevista à Agência AFP, que a situação é preocupante, mas que até o momento “não há registro de feridos ou danos”.

A Agência Meteorológica do Japão informou que as cinzas emitidas pelo vulcão atingiram mais de 6 quilômetros, tendo caído em um raio de 1,5 quilômetros.

Tomamos todas as medidas para garantir a segurança“, disse o porta-voz do Executivo, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

As erupções do vulcão na Ilha de Kuchinoerabu, no Japão, ocorrem desde o fim do ano passado e até o momento não causou vítimas e/ou danos materiais.

O porta-voz da Agência Meteorológica do Japão, Jun Fujimatsu, disse em entrevista coletiva, que a erupção de hoje é diferente, e que a atividade no vulcão é de estágio é de grau 3. A escala de riscos da Agência vai até grau 5.

Emitimos o alerta porque a desta manhã, que ocorreu às 09h19min (horário local), foi a mais importante”, disse Jun Fujimatsu.

Jun Fujimatsu disse ainda que os moradores e as autoridades locais escutaram uma forte explosão, tendo a terra estremecido.

Em maio de 2015, cerca de 130 moradores Kuchinoerabu foram retiradas as pressas da ilha, localizado no extremo-sul do Japão, após um alerta de nível 5.

Lembrando que o Japão está situado no chamado ‘Cinturão de Fogo do Pacífico’, onde existem placas tectônicas em movimento, e onde há uma grande parte de erupções vulcânicas e abalos sísmicos do planeta.

Em todo o mundo, existem atualmente cerca de 127 vulcões ativos.

Com informações das Agência NHK e AFP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo