Vulcão entra em erupção no México e lança cinzas na atmosfera

Imagem obtida pelo Cenepred mostra o Vulcão Popocatépetl, localizado no México, em atividade nesta quarta-feira (07/10) – Foto: Reprodução/Facebook/webcamsdemexico

Imagem obtida pelo Cenepred mostra o Vulcão Popocatépetl, localizado no México, em atividade nesta quarta-feira (07/10) – Foto: Reprodução/Facebook/webcamsdemexico

O Vulcão Popocatépetl, localizado no Centro do México, entrou em erupção nesta quarta-feira (07/10), causando uma série de explosões e lançando cinzas e fumaça na atmosfera. Não há registro de que ele tenha expelido lava quente pelas encostas da montanha.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, a erupção do Popocatépetl ainda não oferece riscos a população, mas por precaução, o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenepred) decidiu colocar a região em estado de alerta, e a recomendação é que a população não chegue perto da montanha e do vulcão, mantendo uma distância segura.

Especialistas aconselharam a todos, incluindo a população e as equipes de emergência e geólogos, que não se aproximem da cratera do vulcão, devido ao risco de queda de fragmentos incandescentes. O sinal de alerta encontra-se no nível amarelo.

O Cenepred instalou uma câmera de webcam na província de San Nicolás de los Ranchos, no Estado de Puebla, e as imagens obtidas mostram que uma das explosões ocorreu por volta das 12h25mi (horário local). Posteriormente, foram registradas outras explosões.

Nas últimas 12 horas foram identificadas 34 exalações de baixa intensidade no vulcão, que se encontra ativo.

Fonte do Cenepred, que preferiram não se identificar, disseram que as explosões começaram na noite desta terça-feira (06/10), mas que elas foram de baixa intensidade, e que produziram cinzas muito finas, quase imperceptíveis, e que somente hoje houve explosões mais fortes, as quais lançaram fragmentos incandescentes a aproximadamente 300 metros de distância.

Equipes de emergência e bombeiros encontram-se de prontidão, e podem ser acionados a qualquer momento.

Com informações das Agências Reuters e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo