Vulcão entra em erupção na Islândia e cidade é evacuada

Um vulcão entrou em erupção na manhã deste domingo (14) no Sudoeste da Islândia, colocando em risco a população da cidade pesqueira de Grindavik, que está sendo evacuada. Os aeroportos próximos foram fechados e os voos foram cancelados.

Vulcão entra em erupção na Islândia neste domingo (14) — Foto: Defesa Civil da Islândia/Reuters

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, essa é a segunda erupção vulcânica na Península de Reykjanes em menos de um mês, e a quinta erupção desde 2021.

O presidente da Islândia, Gudni Johannesson, disse em entrevista coletiva, que não há perigo eminente para a população, mas que por precaução determinou a evacuação imediata da cidade de Grindavik.

Não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas”, disse o presidente da Islândia.

Gudni Johannesson disse ainda que não houve interrupção nos voos, apesar do que afirmam as autoridades de Grindavik.

A erupção começou na manhã deste domingo (14), ao Norte da cidade de Grindavik. A cidade começou a ser evacuada no sábado (13), devido aos abalos sísmicos sentidos na região.

Nas últimas semanas, as autoridades do país têm construído barreiras de terra e rochas para tentar impedir que a lava chegue a Grindavik, que fica localizada a 40 km de distância de Reykjavik, capital do país. A última erupção, no entanto, fez com que a lava penetrasse essas barreiras de proteção.

Imagens aéreas feitas de aviões pela Guarda Costeira do país mostram que a lava abriu duas fendas, uma de cada lado das defesas, que começaram a ser construídas ao Norte de Grindavik.

O diretor do Gabinete Meteorológico da Islândia disse que a lava deve levar algumas horas para atingir a cidade pesqueira de Grindavik, destruindo a infraestrutura da região, incluindo edificações e embarcações.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo