Vulcão entra em erupção na Indonésia e expele lava incandescente

O Vulcão Merapi, Indonésia, entrou em erupção nesta quinta-feira (13), expelindo lava incandescente e lançando uma densa e negra fumaça na atmosfera – Foto: AFP

O Vulcão Merapi, localizado na Indonésia, entrou em erupção na manhã desta quinta-feira (13), lançando lava incandescente encosta abaixo e uma densa e negra fumaça, que atingiu cerca de 2 mil metros de altura.

As autoridades locais não aumentaram o nível de alerta após a erupção, mas aconselharam a população local que se afastem o mais breve possível das imediações onde fica localizado a montanha onde está o vulcão.

As companhias aéreas foram aconselhadas a adotarem medidas de prevenção, mas até o momento nenhum aeroporto foi fechado e nenhum voo foi cancelado.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, os moradores próximos ao Vulcão Merapi foram aconselhados a não se aproximarem mais de 3 km da cratera. O vulcão fica localizado próximo a Jacarta, na Ilha de Java.

O Centro de Prevenção de Riscos Vulcânicos e Geológicos informou que as cinzas expelidas pelo Merapi caíram em uma área de 10 km² ao redor do vulcão, cuja região é desabitada.

Lembrando que em 2010 o Vulcão Merapi sofreu uma grande erupção, provocando a morte de mais de 300 pessoas e obrigou as autoridades a evacuarem mais de 280 mil habitantes.

Essa erupção foi considerada pelas autoridades locais como a mais poderosa desde a de 1930, que deixou cerca de 1.300 vítimas fatais, 520 feridos e 3.000 desalojados. Em 1994, uma nova erupção causou 60 mortos.

O Arquipélago da Indonésia possui mais de 17 mil ilhas e ilhotas e cerca de 130 vulcões ativos. Está situado no Cinturão de Fogo do Pacífico, uma região onde as placas tectônicas costumam sofrer violentos atritos, provocando terremotos, maremotos e erupções vulcânicas frequentes.

A maioria dos abalos sísmicos, no entanto, costumam ser de baixa intensidade e não são percebidos pela população.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo