Vulcão entra em erupção na Islândia, que impõe restrições de acesso à região

Um vulcão localizado na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em atividade na última segunda-feira (10), colocando o país em estado de alerta. As autoridades restringiram o acesso à região e fechou ao menos dois aeroportos.

Foto: Divulgação

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o vulcão entrou em erupção nesta sexta-feira (14), obrigando as autoridades a emitirem estado de alerta em algumas províncias.

A orientação das autoridades, é para que a população, que reside nas proximidades do vulcão, deixem imediatamente suas casas. Já as pessoas que moram em áreas afastadas, devem fechar janelas e portas e cobrir os rostos com panos molhados, para evitar respirar a fumaça que desprende do vulcão. Por enquanto não há risco iminente.

A erupção acontece próximo a capital Reykjavik, que se encontra em estado de alerta máximo. A intensidade, no entanto, está diminuindo, porém continua expelindo gás tóxico.

O Serviço de Meteorologia da Islândia informou que a poluição em Reykjavik é preocupante, e que o desprendimento de gás e fumaça do vulcão podem colocar em risco a vida da população da capital, localizada a 60 km de distância da montanha.

O Governo da Islândia informou que essa erupção é classificada como de fissura, que geralmente não resulta em grandes explosões ou desprendimento significativa de cinzas na estratosfera, porém pode causar vítimas.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo