Voando alto: Observação de aves impulsiona turismo sustentável em Corumbá e região

Empresa Icterus Ecoturismo e Expedições tornou-se referência no turismo sustentável no Pantanal Sul-mato-grossense com o apoio do Sebrae

Foto: Divulgação

A região de Corumbá, no coração do Pantanal, sempre foi um lugar de riquezas naturais, mas foi a observação de aves que despertou o potencial turístico da área para Gabriel Oliveira de Freitas e Rafael Augusto Ducel de Souza, proprietários da Icterus Ecoturismo e Expedições. Com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, o empreendimento tem se destacado, tornando-se referência em turismo sustentável local.

O casal de empreendedores iniciou suas atividades em 2018, após participar de um curso de observação de aves durante o Festival América do Sul Pantanal, evento anual que ocorre em Corumbá, Ladário e Bolívia. Desde então, a empresa vem trabalhando para mapear as melhores rotas para os amantes de aves e, agora, também oferece roteiros imersivos para contemplação da vida selvagem pantaneira.

A partir disso, nós decidimos trabalhar conduzindo pessoas na prática de observação de aves e começamos o levantamento das espécies aqui na região de Corumbá e Ladário, passando por toda a área rural, Estrada Parque, todas as áreas com potenciais gigantes que ainda não eram aproveitadas ou não eram exploradas para o ecoturismo”, detalhou Gabriel.

No início, o grande desafio foi mapear as espécies de aves e outros animais em cada região que visitavam e posicionar Corumbá como um destino turístico para observação de aves e ecoturismo. Com o tempo, eles foram ampliando seus conhecimentos sobre o território e seus atrativos, visitando fazendas, conhecendo outros pontos turísticos e montando roteiros para amigos, parentes e demais interessados.

Para tornar-se um empreendimento referência na observação de vida selvagem, os empresários contaram com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal. Na ocasião, eles realizaram acompanhamento via Consultoria TURES, voltada para o aprimoramento do empreendimento turístico, o que contribuiu para a estruturação da Icterus. “Aprendemos a nos portar como uma grande empresa antes mesmo de nos tornarmos uma, essa foi a virada de chave. Prestar um serviço artesanal único e de alta qualidade”.

Com o amadurecimento da empresa, segundo Gabriel, eles passaram a oferecer serviços de ecoturismo e expedições não só em Corumbá e Ladário, mas também em Miranda, Aquidauana, Bodoquena e outros locais, abrangendo atividades de imersão na natureza, contemplação e fotografia de vida selvagem.

Foto: Divulgação

Decidimos expandir nossas atividades para o turismo de vida selvagem porque no Pantanal é impossível sair e observar só as aves. No caminho, nós também encontramos macacos, cervos, ariranhas, onças, caititus, antas, tamanduás e outros animais, o que chama muita atenção dos observadores que querem fotografar e contemplar a natureza”, afirmou Gabriel.

Além disso, Gabriel Oliveira destaca que o diferencial da empresa está no conhecimento técnico por serem dois biólogos conduzindo os roteiros e no conhecimento da região como um todo, incluindo a cultura, gastronomia e biodiversidade. O serviço oferecido pela empresa é um pacote completo do que é o Pantanal e a vida do pantaneiro.

O nosso destaque hoje está no serviço não só relacionado à observação de aves, mas a nossa especialidade no turismo de vida selvagem. Então, saber como fazer e o que fazer na presença dos animais e qual é a melhor forma de observar e fotografar cada um deles, principalmente, tratando-se de grandes mamíferos. E conseguir trazer também esse lado que vai muito além da observação de aves, que também traz a cultura, traz a gastronomia, traz toda biodiversidade pantaneira”, ressaltou Gabriel.

Compromisso social e ambiental

Quanto aos impactos sociais e ambientais, a empresa tem trabalhos em parceria com a comunidade local desde a criação da empresa, incluindo atividades como visitas guiadas com café da manhã, almoço e outras ações que geram retorno para a comunidade.

Temos trabalhos que desenvolvemos há anos, desde quando a nossa empresa surgiu, na comunidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Baía Negra, em Ladário. Lá foi nosso berço e nossa escola, foi o primeiro lugar em que nós pensamos em guiar turistas na observação de aves, onde tem uma comunidade local e sempre que fazemos nossas atividades e roteiros nessa região incluímos os moradores nas atividades”, contou Gabriel.

Hoje em dia, a empresa participa de diversos projetos de educação ambiental, que envolvem desde observações de aves até a conscientização sobre os incêndios e palestras sobre a fauna e o turismo de vida selvagem. Os proprietários da Icterus Ecoturismo e Expedições acreditam que a proteção da biodiversidade depende do conhecimento e encantamento das pessoas, e o seu trabalho é justamente apresentar a biodiversidade da região para que os turistas tenham vontade de protegê-la.

Planos para o futuro

A Icterus Ecoturismo e Expedições anunciou um cruzeiro LGBTQI+ para contemplação do Pantanal, com lançamento programado para ainda este ano. O objetivo é criar um espaço onde as pessoas da comunidade LGBTQI+ possam se sentir seguras. Gabriel acredita que esse é o primeiro passo para a disseminação do respeito à diversidade e do cuidado com o meio ambiente. Além do cruzeiro, eles também estão trabalhando em outros produtos para o turismo de vida selvagem na região, como novas expedições, destinos conjugados com a Bolívia e viagens para conhecer outros biomas do Brasil.

A ideia de um produto voltado ao público LGBTQIA+ veio desde o princípio, quando eu e o Rafael começamos a pensar no turismo e no ecoturismo do Pantanal, onde nós, como além de uma empresa, também somos um casal, e às vezes sentíamos uma falta de cuidado, não ficávamos à vontade em determinado ambiente ou situação. Então, decidimos que o cruzeiro seria uma ótima oportunidade de criar essa experiência, em um espaço seguro e acolhedor”, disse Gabriel.

A busca por inovação e novidades tem sido a tônica dos empreendedores do setor, que buscam oferecer experiências cada vez mais únicas aos turistas. “Nós sempre buscamos investir em inovação, principalmente, em serviços e produtos que ninguém está oferecendo ainda. A nossa missão é trazer experiências únicas aos turistas e, para isso, sempre testamos e buscamos qualificar nossos serviços. Mas, posso garantir que todos os anos nós temos novidades para apresentar”, explica Gabriel.

Acompanhe o trabalho da empresa no Instagram @icterus.ecoturismo e também pelo site icterusecoturismo.com/.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae pelo número 0800 570 0800.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo