Vitamina A: conheça frutas e legumes ricos neste nutriente para complementar a dieta das crianças

Ministério da Saúde iniciou programa de suplementação desta vitamina entre crianças de até cinco anos

As cores e sabores de frutas e vegetais vão além de atrativos na hora de usar a criatividade nos pratos infantis: elas contribuem para saúde e para o controle ou aumento dos níveis de nutrientes específicos na dieta das crianças.

Neste segundo semestre de 2023, o Ministério da Saúde deu continuidade ao Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A (PNSVA), destinado a crianças de 6 a 59 meses. Segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani/2019), a taxa de deficiência de vitamina A no país é de aproximadamente 6%.

Foto: Divulgação

Lara Folster, embaixadora no Brasil do projeto Food Revolution, do chef Jamie Oliver, destaca a importância de alimentação equilibrada antes de recorrer à suplementação. Ela enfatiza que é possível suprir as necessidades da vitamina A por meio de uma dieta natural e balanceada.

O consumo de ultraprocessados e industrializados na infância contribuem para deficiência das vitaminas. A natureza fornece todos os nutrientes que precisamos e essa suplementação natural pode ser feita com quantidades diárias de frutas e vegetais”, explica.

O Estudo ainda revela que a carência da vitamina pode causar diversas doenças nas crianças, como xeroftalmia (olho seco) e cegueira de origem nutricional. Em casos mais graves, pode até causar mortalidade por diarreia.

Lara, que também é fundadora da Lanche&Co, empresa que leva comida de verdade para escolas, dá algumas dicas de alimentos ricos em vitamina A. Entre as frutas recomendadas estão manga, mamão, cajá, caju maduro, goiaba vermelha e abacate. Quanto aos vegetais e legumes, podem ser incluídos nas refeições abóbora, cenoura, acelga, espinafre, chicória, couve, salsa fresca e coentro.

E é claro que podemos abusar da criatividade na hora de incrementar esses ingredientes. Bater o abacate com leite de coco e hortelã, no liquidificador, por exemplo, vira uma vitamina deliciosa repleta de vitamina A”, acrescenta.

Por fim, é importante ressaltar que uma alimentação saudável e equilibrada é recomendada em todas as idades. No entanto, se houver dificuldades na absorção de nutrientes por parte das crianças, é sempre recomendado a busca da orientação de um médico ou nutricionista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo