Violentos combates deixam pelo menos 68 mortos no Iêmen

Tanques da coalização liderada pela Arábia Saudita foram vistos em Dhubab, no Iêmen na tarde de sábado (07/01) – Foto: Saleh Al-Obeidi/AFP

Violentos confrontos ocorridos neste domingo (08/01) no Iêmen causaram a morte de pelo menos 68 pessoas e deixaram centenas de feridos, segundo informações das autoridades locais.

De acordo com informações das principais agências internacionais de notícias, o Iêmen já se encontra em Guerra Civil, e os combates entre forças de segurança do país e rebeldes xiitas da etnia Huthis causaram em 2015 a morte de 7 mil pessoas e deixaram outras 37 mil feridas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) enviou observadores para o Iêmen, mas por questões de segurança, eles não podem se locomover pelo país.

Os confrontos deste domingo (08/01) ocorreram próximo ao estratégico Estreito de Bab Al Mandeb onde morreram insurgentes e militares.

As forças leais ao presidente deposto Abd Rabo Mansur Hadi, conseguiram conquistar no sábado (07/01), a Região de Dhubab, que fica localizada a 30 km de distância do Estreito de Bab Al Mandeb, na entrada do Mar Vermelho. Os militares pretendem retomar o controle total de uma importante base militar.

A Base Militar de Al Omari está localizada em uma zona montanhosa que domina a rota costeira do país, e que comunica a Região de Bab Al Mandeb com a de Dhubab, e que abre o caminho até a cidade de Hodeida, província portuária localizada nas proximidades do Mar Vermelho, e que se encontra em poder dos rebeldes.

Todas as tentativas da ONU em mediar um cessar-fogo no Iêmen fracassaram, apesar dos apoios dos Estados Unidos (EUA) e da Arábia Saudita, que apoia o governo do Iêmen.

Com informações das Agências France Presse e Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo