Vinhos: Conheça os vinhos para tomar no verão

Sommelier Carlos Maynard lista os vinhos queridinhos para a estação mais quente do ano

Foto: Divulgação

Vinho bom é vinho sem hora específica no dia. A verdade é que a bebida combina com qualquer momento, seja um almoço, um jantar, um encontro romântico ou com os amigos, no fim da tarde… Mas, por ser uma bebida quente, muitas pessoas evitam no verão.

O que muitos não sabem é que, na verdade, é sim possível tomar vinho na estação mais quente do ano. Como verdadeiro apreciador da bebida, o sommelier Carlos Maynard, também conhecido como Pokas, separou alguns rótulos para essa época.

Vinhos Brancos ou Espumantes

Esse é o momento deles, já que para o inverno, os vinhos mais solicitados são os tintos. Chardonnay, Sauvignon Blanc e Riesling são castas muito indicadas por serem mais secas e possuírem menor teor alcoólico.

Vinhos Rosé

Esses são bem populares em países da Europa, como Portugal e França. Apesar de serem feitos de uva tinta, sua colocação se dá pelo contato rápido das cascas dessa uva com o mosto. Algumas opções de castas: Pinot Noir e Syrah.

Vinhos tintos para a época

Se você gosta muito dos tintos, não precisa excluí-los, existem alguns que são 100% propícios para a época, como os exemplares mais jovens, frutados e menos amadeirados.

5 rótulos para o verão

  1. Maquis Rosé

Da safra de 2016, e originário do Chile, seu aroma é elegante e bem intenso.

  1. Leopoldina Terroir Merlot Rosé

Esse é outro rosé, mas da safra de 2015, e produzido em terras brasileiras (na Serra Gaúcha). Seu aroma também é intenso com algumas notas frutadas bem nítidas.

  1. RSV Espumante Prosseco 

Esse espumante foi maturado por 12 meses em cavas, perfeito para ser consumido com frutos do mar. A safra é de 2014.

  1. Casa Del Bosque Reserva Sauvignon Blanc

Da safra de 2016, é elegante e fresco. Também vem do Chile e dá evidência em notas de frutas cítricas.

  1. Tomero Torrentés 

Vindo da Argentina e da safra de 2014, tem aroma de flores brancas (jasmim, flor de laranjeira e rosas). É frutado e muito refrescante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo