Vida Digna: HU-UFGD teve palestra sobre Cuidados Paliativos

Médico intensivista e especialista no tema explanou sobre o assunto para público presencial e on-line

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é uma data de ação unificada para comemorar e apoiar os Cuidados Paliativos em todo o mundo. A celebração ocorre anualmente no segundo sábado de outubro.

Dr. Hermeto explanou sobre Cuidados Paliativos – Foto: Divulgação

O termo “Cuidados Paliativos” é derivado da palavra paliar, que significa aliviar, atenuar e proteger. De acordo com a Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), paliar alguém é “uma forma de cuidado, tendo como objetivo amenizar a dor e o sofrimento, sejam eles de origem física, psicológica, social ou espiritual”.

No dia 26 de outubro, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, foi realizada a palestra: “Cuidados Paliativos”, ministrada pelo Dr.  Hermeto Macario Amin Paschoalick, médico intensivista, especialista no tema e superintendente do hospital, alusiva à data.

O evento foi realizado em formato híbrido (presencial e on-line) aberto para profissionais, residentes e acadêmicos.

Os tópicos abordados foram: “o cuidado, a evolução do cuidado, definição, quando iniciar, impacto em qualidade de vida, impacto em custos, comunicação e tomada de decisão, controle de sintomas -dor, formação profissional, desafios e conclusão”.

Durante mais de uma hora, ele apresentou definições, gráficos, estudos relacionados aos cuidados paliativos.

Ao final da palestra o microfone foi aberto para a plateia realizar perguntar, além da interação do público on-line.

Falar de cuidados paliativos não é simples, não é novo, mas também não é algo solidificado em nosso dia a dia”, explicou Dr. Hermeto.

A palestra pode ser acessada pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=4Jef9QseHjw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo