Viagem: destinos sustentáveis no Brasil

Os destinos sustentáveis buscam minimizar os impactos negativos no meio ambiente. Veja alguns dos mais requisitados no Brasil.

Nos últimos anos, muitas pessoas estão optando por destinos sustentáveis para suas viagens, como uma maneira de escapar da agitação das metrópoles. Essa nova tendência do turismo valoriza a tranquilidade e a conexão com a natureza, além de prezar pela preservação dos recursos naturais.

Bonito MS

Pensando nisso, listamos ótimas cidades do Brasil para desfrutar de férias relaxantes!

Bonito (MS)

Eleito como um dos principais destinos de turismo sustentável globalmente, a cidade de Bonito, localizada no estado de Mato Grosso do Sul, é uma excelente escolha para explorar o interior do Brasil, oferecendo atrações de grande valor. Com uma ampla variedade de opções de acomodação sustentável, é possível encontrar várias atividades relacionadas à natureza para desfrutar de momentos de lazer. Entre essas atividades, destacam-se o arvorismo, a escalada e o mergulho em cavernas.

Para preservar o turismo sustentável na região, a maioria das atrações conta com um sistema de vouchers digitais. Esse controle evita que o número de visitantes exceda o limite permitido em cada passeio, minimizando os possíveis impactos negativos sobre o meio ambiente.

Um local imperdível para visitar em Bonito é a Gruta do Lago Azul. Renomada por sua beleza natural, a gruta apresenta formações rochosas com milhares de anos e uma água incrivelmente cristalina.

Socorro (SP)

Entre nossas dicas de viagem está Socorro, no interior de São Paulo, que é o destino ideal para quem busca aventura. Conhecida por suas imponentes grutas, a cidade oferece diversas opções de passeios, como mergulho, rafting, cachoeiras, trilhas e explorações, tudo isso realizado de maneira saudável e respeitosa ao meio ambiente.

Na Pedra da Bela Vista, por exemplo, os turistas têm a oportunidade de explorar o interior da gruta e conhecer a história do município, que desempenhou um papel importante durante a Revolução de 1930.

Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha, outra opção de turismo sustentável no Brasil, está localizada no litoral de Pernambuco e se destaca por sua beleza paradisíaca. A ilha é o destino dos sonhos para os amantes da natureza e possui restrições ao número de visitantes, a fim de evitar impactos negativos na fauna e na flora local.

A maioria das opções de hospedagem adota práticas sustentáveis para minimizar o impacto dos visitantes na natureza. Além disso, são disponibilizadas bicicletas elétricas para aluguel, permitindo que os turistas explorem a ilha sem emitir gases prejudiciais ao meio ambiente.

Em viagens mais longas, recomendamos contratar um seguro viagem.

Gramado (RS)

Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, é uma opção de turismo sustentável no Brasil para os amantes do inverno, oferecendo atividades distintas das mencionadas anteriormente.

Com passeios voltados para toda a família, a sustentabilidade é promovida por certas acomodações, como o Hotel Bangalôs da Serra. Esse hotel recebeu prêmios por seu projeto de redução de resíduos e reciclagem, além de promover a conscientização sobre essa ideia entre a comunidade local.

Reserva Mamirauá (AM)

A Reserva Mamirauá, que fica no estado do Amazonas, é uma alternativa de ecoturismo sustentável. Situada próxima ao curso do Rio Solimões, a reserva abrange os municípios de Maraã, Jutaí, Alvarães, Tefé, Uarini e Fonte Boa.

Na região de Tefé, a pousada flutuante Uacari oferece atividades de ecoturismo, como passeios de barco e canoa, busca por animais noturnos na floresta e visitas a comunidades ribeirinhas locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo