Velório de Rita Lee será realizado hoje no Parque do Ibirapuera (SP)

Cantora e Compositora Rita Lee – Fotos: Arquivo

Morreu na noite desta segunda-feira (08), aos 75 anos, em São Paulo, a cantora e compositora Rita Lee, vítima de câncer no pulmão. Ela foi diagnosticada com a doença em 2021 e, desde então, vinha fazendo tratamentos contra a doença.

Rita Lee, considerada por muitos como a ‘Rainha do Rock’, nasceu no dia 31 de dezembro de 1947, em São Paulo. Começou na carreira artística em 1964, em um grupo de rock denominado ‘Six Sided Rockers’ que, depois de algumas mudanças de formações e de nomes, deu origem aos ‘Mutantes’ em 1966. Esse grupo era formado inicialmente por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Ela fez parte dos Mutantes no período mais criativo da banda, de 1966 a 1972, gravando e cantando músicas como “Os Mutantes” (68), “Mutantes” (69), “A Divina Comédia ou Ando Meio Desligado” (70), “Jardim Elétrico” (71), “Mutantes e Seus Cometas no País dos Bauretz” (72), entre outras canções memoráveis.

Ela deixou a banda em 1970 e seu primeiro álbum solo foi ‘Build up’. Em 1972, lançou ‘Hoje é o Primeiro Da do Resto da Sua Vida.

A partir de 1979, Rita Lee começou a trabalhar em parceria com o marido Roberto de Carvalho, e se firmou de vez na carreira solo. Ela escreveu e gravou canções de pop rock com grande sucesso, como ‘Mania de Você’, ‘Chega mais’, ‘Doce Vampiro’, ‘Lança perfume’, ‘Baila comigo’, entre muitos outros sucessos.

Muitas músicas compostas por Rita Lee foram censuradas pela Ditadura Militar. Outras tantas, foram temas de novelas e programas da TV Globo.

Um comercial de jeans, que utilizou a música ‘Mania de Você’, foi censurado.

A família da cantora Rita Lee divulgou um comunicado nas redes sociais informando do falecimento da ‘Rainha do Rock’: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou“.

Segundo informações da assessoria da artista, o velório de Rita Lee será realizado no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h, e será aberto ao público.

Com informações das Agências Brasil e Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo