Velejadores da casa apontam o rumo no Grand Slam de Hamburgo

Duplas alemãs estão entre as favoritas para a primeira competição da Star Sailors League em uma metrópole, de 3 e 7 de maio; assim como os brasileiros Torben Grael e Bruno Prada.

Largada na SSL Finals em Nassau (Studio Borlenghi / SSL)

Largada na SSL Finals em Nassau (Studio Borlenghi / SSL)

São Paulo (SP) – Três duplas alemãs aparecem no “Top 10” da primeira edição do City Grand Slam da Star Sailors League (SSL), entre os dias 3 e 7 de maio no Lago Alster, centro da cidade de Hamburgo, ao norte da Alemanha. Os donos da casa estão entre os principais adversários dos brasileiros Torben Grael e Bruno Prada, que irão correr respectivamente com o italiano Stefano Lillia e com o norte-americano Augie Diaz. Torben é o nono no ranking dos timoneiros, enquanto Bruno lidera a lista dos proeiros. O evento tem premiação geral de 100 mil dólares e vale 3.000 pontos no ranking da SSL.

Por questão de logística, os velejadores alemães serão maioria entre as mais de 80 tripulações esperadas em Hamburgo. Robert Stanjek e Frithjof Kleen vêm embalados pelo título conquistado em março na tradicional Bacardi Cup com 70 barcos na raia. Pela primeira vez uma dupla alemã venceu a competição disputada desde 1927 em Miami. “Velejei menos de dez vezes no Lago Alster. Há muitos prédios ao redor e se costuma dizer que se alguém abre uma janela em Hamburgo, o vento muda de direção”, brinca Frithjof. “A flotilha estará muito compacta e acredito que as mudanças de posições serão constantes. Estou orgulhoso pela Alemanha receber a SSL e ao mesmo tempo ansioso para as regatas”, revela o proeiro campeão da Bacardi Cup, sexto no ranking da SSL.

SSL Lake Grand Slam, Suíça (Studio Borlenghi / SSL)

SSL Lake Grand Slam, Suíça (Studio Borlenghi / SSL)

Ninguém, porém, deverá sentir-se mais em casa do que Johannes Polgar (8º) e Markus Koy (3º). Ambos são associados do clube anfitrião, Norddeutscher Regatta Verein (NRV), às margens do Lago Alster. Koy nasceu em Hamburgo, onde vive até hoje. Polgar morou na segunda maior cidade da Alemanha durante 16 anos. A ascensão de Polgar na classe Star tem sido marcante após representar seu país nos Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, na classe Tornado. Em apenas três anos na Star, a parceria com Koy valeu o título do Campeonato Europeu. A dupla encerrou 2015 com o quarto lugar na SSL Finals em Nassau, Bahamas.

“Nós sempre velejamos de Tornado na cidade de Kiel porque o Lago Alster é muito pequeno, mas quando eu comecei a correr de Star, já havia uma flotilha muito competitiva com mais de 30 barcos no lago de Hamburgo. Há bons velejadores no NRV devido ao regime de ventos muito peculiar no lago. O vento mais leve e as brisas podendo vir de direções diferentes, exigem atenção total até a linha de chegada”, recomenda Polgar. “Será um evento fantástico. Eu e Koy representaremos o país e o clube, a responsabilidade será dobrada e faremos o máximo que pudermos”. A terceira dupla alemã entre as dez mais bem ranqueadas na SSL é Hubert Markelbach (7º) e Gerrit Bartel.

Anoitecer no Lago de Alster (© achim conring – hamburg Benutzer:Amcon)

Anoitecer no Lago de Alster (© achim conring – hamburg Benutzer:Amcon)

Portão do Mundo – Hamburgo é uma cidade portuária ao norte da Alemanha com cerca de 1,9 milhão de habitantes, apenas Berlim é mais populosa no país. É também a cidade mais rica e considerada a capital cultural da Alemanha, principalmente para a música. Depois de Nova York e Londres, Hamburgo é a terceira maior metrópole musical do mundo. A mescla de estilos faz também com que a arquitetura de Hamburgo ganhe destaque nos contrastes inusitados de fachadas pós-modernas em vidro e aço, com mansões dos séculos passados, igrejas barrocas e bairros residenciais históricos.

Conectada ao Mar do Norte pelo Rio Elba, Hamburgo traz em sua história o apelido criado por marinheiros: “The Gateway to the World” (o portão de entrada do mundo). A cidade é cortada por centenas de canais e oferece grandes áreas verdes destinadas a parques públicos. O Lago Alster fica no coração de Hamburgo e é tratado pelos moradores como “sala de estar”. Rodeado por cafés, bares e restaurantes, é o ponto de encontro mais popular da cidade. O clube anfitrião para o SSL City Grand Slam, Norddeutscher Regatta Verein (NRV), com dois mil associados, é um dos maiores e mais antigos da Alemanha, e está pronto para transformar o Lago Alster em um incrível estádio da vela nos próximos dias.

Clique aqui para assistir ao vídeo promocional do City Grand Slam de Hamburgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo