Vela: Campeonato Sul-Americano Optimist começa sábado no Rio

Competição irá reunir 165 velejadores no Iate Clube do Rio de Janeiro

Fotos: Divulgação

Rio de Janeiro (RJ) – Contagem regressiva para o início do Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022! A partir do próximo sábado (dia 8), o Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), será a sede da uma das maiores competições do continente, que contará com 165 velejadores da Argentina, Bahamas, Bermudas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O Brasil terá a maior delegação do Sul-Americano, com 40 velejadores com idades entre 12 e 15 anos.

A expectativa é grande tendo em vista a responsabilidade de atender todas as demandas exigidas no caderno de encargos da International Optimist Dingue Association (IODA), que é a entidade máxima da classe. Dessa forma, estamos proporcionando boas condições em terra e na água a todos os participantes. Também vale destacar a importância de poder realizar uma competição desse nível no ano em que a classe Optimist comemora 50 anos no Brasil“, disse Ricardo Baggio, responsável pela organização do evento e assessor da diretoria de vela do Iate Clube do Rio de Janeiro.

Fotos: Divulgação / Fred Hoffman

Equipe brasileira 

Antonella Dalpiaz, Antônia Bertoja Gick, Arthur Back, Augusto Torre Mateus, Beatriz Raposo Oliveira, Breno Ramos, Catharina Vasconcellos, Daniel Holck, Davi Neves, Eduardo Backheuser, Enzo Ricardi, Felipe Strassburger, Felipe Vicente, Fernando Lourenço, Frederico Corseuil, Heloísa Ruschel, Henrique Penna, Henrique Sasaki Tannous, Isabella Hermann Zorzi, Jess Watson, Joana Kubelka Freitas, João Marcelo Barbosa, João Pedro Prandini, Juliana Bastianelli, Júlio Cesar Floriano, Lara Nakamura Candemil, Laura Neves, Lucas Pinheiro Da Cruz, Lucas Sant’anna, Lucca Carbone, Manuela Velloso, Maria Brum, Renato Gomez Lunetta, Ricardo Backheuser, Sam Watson, Sophia Osthoff, Théo Sartor, Uthar Veiga, Vitória Borges Viegas e Zion Brandão.

Fotos: Divulgação / Fred Hoffman

A classe Optimist 

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial e no Brasil por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de velejar e oferece segurança para a garotada, com idade entre 08 e 15 anos, aprender a velejar. O Optimist foi criado pelo americano Clark Mills, em 1947, e teve início no Brasil a 50 anos, em 1972, no Clube dos Caiçaras, na Lagoa Rodrigo de Freitas. A Classe é o berço de vários campeões mundiais e olímpicos, como Robert Scheidt, Martine Grael, Kahena Kunze, Fernanda Horn Oliveira, Mauricio Santa Cruz, Henrique Haddad entre outros.

O Campeonato Sul-Americano da Classe Optimist 2022 é uma realização do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), com coordenação técnica da International Optimist Dingue Association (IODA) e apoio da Associação Brasileira da Classe Optimist (OptiBRA) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVELA).

Site oficial  

https://2022southamericans.optiworld.org/en/default/races/race

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo